Obras do Prodetur da Ilha Grande têm nova data

Expectativa é que intervenções urbanas comecem após o Carnaval

05 de novembro de 2013
Nesta quinta feira, 31, a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rubio, esteve acompanhada do Secretário de Obras de Angra dos Reis, Jefferson Decache, na sede administrativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para verificar o andamento do cronograma de obras do Prodetur, de responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras e previstas para começar no próximo ano.

Jelcy Willekens, superintendente do projeto, explicou que uma das causas da demora do início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano, foi uma readequação do conceito original do projeto, adaptado às novas tecnologias, materiais e políticas ambientais. Segundo ele, após a assinatura de alguns documentos, os técnicos aguardam a liberação das planilhas de custos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o procedimento licitatório necessário para a contratação do projeto executivo. A previsão do governo estadual é que as obras sejam iniciadas após a alta temporada e que sigam por 18 meses.

Além das intervenções físicas, acontecerão na região central de Angra dos Reis, Mangaratiba e nas comunidades de Conceição de Jacareí e Vila do Abraão, ainda no primeiro bimestre de 2014, ações de comunicação social, com o objetivo de esclarecer aos moradores sobre a importância e o impacto destas obras, que custarão R$ 21 milhões e prometem mudar a cara do Abraão e o turismo na região como um todo.

Para Sílvia Rubio, Presidente da TurisAngra, é fundamental que as obras do Prodetur sejam acompanhadas de ações que ajudem no ordenamento destas áreas, já que a tendência é que, com as melhorias que Angra e Mangaratiba receberão, haja um aumento no fluxo turístico.