Desmatamento e extração de barro em Angra são denunciados

Programa do Disque Denúncia voltado ao meio ambiente segue apresentando bons resultados no município

05 de julho de 2020
Após recebimento de denúncia do Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia voltado ao meio ambiente e conveniado à Prefeitura de Angra, policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Juatinga efetuaram na sexta-feira (3) ação quanto à extração ilegal de substância mineral no bairro Enseada, onde flagraram cerca de 500 metros cúbicos de extração de barro e degradação de uma área de 200 metros quadrados.

De acordo com os agentes da 4ª UPAm, na Rua Projetada Onze eles voltaram às atenções para o início de um empreendimento já com o talude formado com indícios de extração mineral. Em contato com o responsável pelo terreno, cuja informação constava na denúncia, os agentes foram autorizados a entrar no local, onde comprovaram que a extração de barro tinha sido feita por meio de máquina retroescavadeira –também foi observado o início de construções de “sapatas” para edificações futuras.

Quando indagado sobre as licenças pertinentes, o responsável informou que não as possuía e que estava iniciando a construção de uma garagem no local. Por estar em desacordo com os artigos 55 e 60 da lei de crimes ambientais, ele foi conduzido à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.


GRANDE ÁREA DESMATADA É LOCALIZADA APÓS DENÚNCIAS


No sábado (04), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Juatinga foram ao bairro Serra D´Água, onde verificaram crimes ambientais dentro de um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados pertencente à área de preservação permanente.

Na localidade da Fazendinha, fizeram contato com um morador que informou sobre um determinado homem que aparece de vez em quando ali, dizendo ser o dono das terras e cortando árvores indevidamente, inclusive, instalando cercas de arame farpado e mourões. Os policiais realizaram buscas na localidade, onde foi possível constatar o corte de dezenas de árvores de pequeno e médio portes, supressão de vegetação e parcelamento do solo em uma área de 30 mil metros quadrados pertencente ao Parque Estadual do Cunhambebe. Diante dos fatos e por se basearem no artigo 38 da lei de crimes ambientais, a equipe procedeu à 166ª DP.

Desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu 134 denúncias sobre crimes ambientais em Angra dos Reis. Para denunciar, a população pode ligar para o 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.