Prefeitura paga benefícios do PCCR
Somando Saae e prefeitura, 1.042 servidores obtiveram progressão salarial e 167 foram promovidos

A Prefeitura de Angra começou a pagar as promoções e progressões concedidas a seus servidores efetivos por meio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). Desde o último contracheque, referente ao pagamento do mês de maio, os profissionais contemplados já estão recebendo seus proventos com ganhos de até 20%. O PCCR faz parte da política de valorização do servidor público municipal e contribui como incentivo para o aperfeiçoamento do quadro funcional da Prefeitura de Angra.
Para a Comissão do PCCR, que se reuniu nesta quarta-feira, dia 5, na Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, esse segundo processo do PCCR (2010-2012) foi um sucesso. A comissão é formada por servidores de diversos setores da prefeitura.
– Nesse processo os servidores se empenharam bastante, mais até do que no anterior [que compreendeu o período de 2006-2009], porque reconheceram a confiabilidade e os benefícios do processo – afirmou Maria de Fátima de Oliveira, procuradora do município e integrante da comissão.
Foram 4.075 servidores que participaram do PCCR 2010-2012. Desses, 975 obtiveram a progressão por merecimento, quantitativo que equivale a 24% dos participantes. A progressão dá direito a um ganho de 2% do salário. Já os promovidos foram 149, que já estão recebendo 20% de acréscimo, já que quem recebe a promoção, que é de 18%, automaticamente também ganha a progressão de 2%.
– Os servidores estão ficando mais motivados e capacitados. O PCCR tem promovido uma corrida para as pessoas melhorarem suas qualificações, estudarem mais, fazerem cursos, graduação, pós-graduação – ressaltou Mauro Garcia, gerente de Treinamento.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), como autarquia independente, possui um processo de PCCR próprio. No Saae, 277 servidores participaram. Sessenta e sete obtiveram a progressão, e 18 felizardos foram contemplados com a promoção. Os valores são os mesmos que os do PCCR da prefeitura.
Ao longo do processo os servidores passaram por quatro avaliações semestrais, que incluíram como critérios a avaliação da chefia, autoavaliação, número de faltas não justificadas, escolaridade acima da exigida pelo cargo, cursos realizados e tempo de serviço na prefeitura.
O resultado do PCCR 2010-2012 saiu em dezembro do ano passado e sua homologação foi publicada no Boletim Oficial do dia 3 de maio. O intervalo de tempo deveu-se a mudanças no governo, o que acarretou em mudanças na equipe responsável pela coordenação do processo, e também por causa do julgamento dos recursos de alguns servidores. O pagamento das promoções e progressões será retroativo a janeiro deste ano.
– Tivemos uma resposta muito boa da parte dos servidores, que estão mais familiarizados com o processo e têm buscado mais a subsecretaria para obter informações – afirmou Rivanilde Guedes de Lira, gerente de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoal.
No dia 5 de julho, no CEA, será realizada uma cerimônia para a entrega de certificados aos servidores promovidos, que deverá contar com a presença da prefeita Conceição Rabha, do vice-prefeito Leandro Silva, secretários, vereadores e representantes sindicais.
O processo do PCCR é concluído a cada três anos. O primeiro a ser realizado pela Prefeitura de Angra foi o de 2006-2009. O terceiro, de 2013-2015, já está em fase de elaboração pela comissão e a Subsecretaria de Treinamento, setor responsável por coordená-lo. Segundo a comissão, a primeira avaliação, referente ao primeiro semestre de 2013, deverá ocorrer no mês de outubro.