Escolinhas de esporte estão de volta

Programa reformulado oferecerá atividade física a crianças e idosos

05 de março de 2013
A secretaria municipal de Esporte iniciou nesta segunda-feira, 4, as atividades do novo Programa de Atividade Física, Esportiva e Especial (PAFEE), as populares escolinhas de esporte, em diversos bairros da cidade. O programa envolve modalidades como futebol, voleibol, basquetebol, handebol e outros, para crianças de 6 a 17 anos.

Segundo a gerente de esporte do município, Márcia Assad, o PAFFE oferece aos jovens, a oportunidade de praticar esportes, instigando um objetivo em cada criança e adolescente, além de promover a socialização através de novas relações.

- Queremos desenvolver e descobrir novos atletas no município. Temos um grande exemplo na cidade que é a Larissa, da Associação de Canoagem, que com seu talento, leva o nome da cidade para outros estados e até mesmo para fora do Brasil - disse Márcia Assad.

Além das crianças, as escolinhas atenderão aos adultos e à terceira idade, com uma programação diferenciada para cada público. Entre as modalidades para os adultos estão a ginástica localizada e o jumping. Para a terceira idade haverá a ginástica preventiva, a fim de ajudar no combate à obesidade e no equilíbrio do colesterol, fatores que impedem a boa qualidade de vida.

- Vimos essa necessidade devido ao grande número de casos de pressão e colesterol altos entre adolescentes, adultos e idosos. Nesse caso, torna-se uma prática esportiva no sentido da prevenção, para uma vida mais saudável - explicou Márcia.

Com o PAFEE, os portadores de deficiências físicas e mentais também terão a oportunidade de praticar esporte, onde trabalharão a parte motora do corpo. Além disso, os atletas especiais serão estimulados para a prática esportiva profissional. Dentre as modalidades para os portadores de deficiência estão o atletismo, ginástica e bocha.

As inscrições para o PAFEE podem ser feitas nos polos esportivos dos bairros atendidos (Encruzo, Campo da Porteira, Areal, Belém, Bracuí, Praia Brava, Parque Mambucaba, Jacuecanga, Monsuaba, Garatucaia, Abraão, Costeirinha e Bonfim) ou no Estádio Municipal Jair Carneiro Toscano de Brito, no Balneário, de 8 às 17h. Crianças de 6 a 17 anos terão que apresentar uma declaração comprovando que estão devidamente matriculadas em unidades escolares.

- No momento não dispomos de muitos polos esportivos, devido à carência de profissionais, mas as pessoas poderão procurar o polo mais próximo de sua residência - salientou Márcia Assad.