Prefeitura realiza limpeza de ruas

Ação tem como objetivo reduzir o forte cheiro provocado pelo despejo irregular da água do pescado

05 de março de 2012

A Secretaria de Pesca da Prefeitura de Angra realizou nesta segunda-feira, dia 5, um trabalho de limpeza nas avenidas Ayrton Senna e Júlio Maria. A ação foi em virtude do mau cheiro ocasionado pelo transporte de pescado, o que tem gerado reclamações de moradores e pessoas que circulam pelo Centro de Angra. Um caminhão fez a limpeza da pista com água, sabão e cloro. O trabalho contou com o apoio de agentes operadores de trânsito do município e se estendeu da Praia do Anil ao Largo da Lapa.


 – O mau cheiro é causado porque os caminhões que transportam o peixe circulam com o registro aberto, despejando a água do degelo nas ruas, contrariando as leis municipais – explica Humberto Martins, secretário de Pesca.


 De acordo com a Fiscalização de Posturas da Secretaria de Meio Ambiente, os responsáveis pela infração podem ser multados com base no Código Ambiental Municipal. A Secretaria de Pesca está atenta para coibir esse tipo de infração.


 – Ainda não conseguimos identificar quais foram os veículos, mas estamos monitorando. Aproveito para fazer um apelo aos empresários da pesca, motoristas e pescadores, para que colaborem com a prefeitura e ajudem a manter a cidade limpa – disse Martins.


 Na semana passada, as avenidas Júlio Maria e Ayrton Senna já haviam sido limpas pela Secretaria de Pesca. O secretário explica que essa limpeza que está sendo feita é um trabalho extraordinário, em função do forte mau cheiro, mas que a secretaria realiza regularmente, às segundas, quartas e sextas, a limpeza do Cais de Santa Luzia, local de carga e descarga de pescado.


 Ainda de acordo com o secretário, o transporte de pescado está mais intenso porque a produção está alta. Desde o dia 15 do mês passado, quando terminou o defeso da sardinha, quatro mil toneladas de pescado já foram descarregadas em Angra, incluindo a própria sardinha e outros tipos de peixe.