Prefeitura inicia Plano Verão

Ações são para prevenir danos ocasionados pelas chuvas

04 de setembro de 2013
Apesar de o município estar em estado de normalidade, uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Angra dos Reis já começa a trabalhar pensando na época de chuvas. É o Plano Emergencial Verão. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 2, na sede da Secretaria Especial de Defesa Civil, e foi comandada pelo vice-prefeito Leandro Silva e pelo secretário de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira.

O primeiro encontro teve como objetivo apresentar às demais secretarias o papel de cada um na elaboração e na execução do plano, que está em fase final de atualização.

Os técnicos da Defesa Civil apresentaram aos secretários presentes à reunião todo o escopo do projeto. Nele, há nomes, telefones e detalhes da estrutura de cada escola municipal que serve como abrigo na época de chuva, por exemplo.

Também foram esclarecidas as dúvidas sobre o sistema S2ID, do governo federal. Ele integra diversos produtos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão. Nada mais é que um cadastro que deve ser preenchido por diversas secretarias quando a psrefeitura e a Defesa Civil decretam situação de emergência (como aconteceu no início do ano) ou estado de calamidade pública.

- É importante a integração das secretarias para trabalharmos juntos, tanto na prevenção quanto na época de tragédia. Além de minimizarmos os danos causados por chuvas fortes, precisamos de todos os dados necessários, caso haja necessidade, para pleitear recursos para obras de recuperação junto ao Governo Federal - frisou o secretário Marco Oliveira.

O vice-prefeito Leandro Silva lembrou que Angra dos Reis foi uma das primeiras cidades a utilizar essa ferramenta para aquisição da verba. E destacou a importância da união das secretarias:

- Vamos marcar reuniões constantes para resolvermos problemas a curto, médio e longo prazo. Não dá para todos os anos sofrermos com as chuvas. Vamos trabalhar na prevenção, sempre juntos, e que Deus não permita, mas, se precisar trabalhar na recuperação, também faremos juntos. A integração fará com que tudo funcione mais rápido e ainda melhor - disse Leandro Silva.

A reunião, além de atualizar todos os gestores sobre o Plano Verão, também serviu para que eles definissem um representante de cada secretaria para participarem de ações de prevenção e na recuperação, se necessário.

Também estiveram presentes na reunião a secretária de Ação Social, Inês Tenório; o secretário de Esporte e Lazer, Luís Gustavo Soares; o subsecretário de Esporte, Rogério Pinheiro; a superintendente em Vigilância e Saúde, Sirlei Rampini Caris; o gerente da Secretaria de Obras, Vinícius da Costa Lemos; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Leila Kesseler; e os funcionários da Defesa Civil Leandro Silva, Alexandre Azevedo, Fábio Júnior, Manoel Ávila e Hele Serafim Filho.