Aberta a Semana do Meio Ambiente

Até sexta-feira haverá diversas atividades para a conscientização socioambiental

04 de junho de 2013

O auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA) ficou lotado nessa segunda-feira, 3, para a cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente. Representantes de setores do poder público e iniciativa privada estavam presentes, além de demais pessoas interessadas nos debates sobre o tema. A Semana do Meio Ambiente está sendo organizada pela Prefeitura de Angra, através de sua Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.


 O evento tem como objetivo atingir diferentes públicos, desde crianças da educação infantil, até universitários, professores, lideranças comunitárias e a população em geral. Para isso, a Semana do Meio Ambiente traz diversas atividades, como ciclos de formação para educadores, profissionais e universitários da área ambiental, ciclos de debates com associações e interessados no assunto, mostras de vídeos ambientais, exposição, encontros de discussão e iniciativas como troca de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por alimentos.


 Coube ao secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Abreu de Toledo, declarar oficialmente aberta a Semana do Meio Ambiente. Ele destacou o auditório lotado e a grande representatividade dos setores da sociedade civil no evento, o que demonstra o grande interesse pelos assuntos discutidos, como sustentabilidade, preservação e educação ambiental.


 – O maior legado que deixamos são as sementes. Às vezes nós somos as sementes. A gente não vai ver tudo o que estamos plantando, mas isso não desmerece em nada o esforço que devemos ter no cuidado com a gestão pública – disse o secretário, referindo-se à sustentabilidade, conceito que passa pela manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras.


 O secretário também destacou a boa escolha do tema da Semana do Meio Ambiente – “Gestão pública e sustentabilidade: uma responsabilidade de todos”.


 – É comum que as pessoas achem que a questão do meio ambiente é um problema da Secretaria de Meio Ambiente. Isso é fruto de uma formação segmentada. Mas as escolas estão tentando modificar isso. Talvez as gerações futuras tenham uma visão diferente. Nós estamos ensaiando os primeiros passos, trabalhando de forma integrada, em equipe. A gestão ambiental, talvez mais do que qualquer outra, por tratar de questões difusas, deve ser feita de forma integrada – explicou Toledo.


 Junto com o secretário de Meio Ambiente, à mesa de abertura estavam o secretário de Governo, Neirobis Nagae, a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, que representou a secretária da pasta, Cláudia Nogueira, o superintendente da Baía da Ilha Grande e representante do Inea, Júlio Avelar, o diretor social do Brasfels, Alceu Mariano, a procuradora da República em Angra e representante do Ministério Público Federal, Monique Checker, o chefe da Estação Ecológica de Tamoios, Régis Pinto de Lima, o gerente operacional do Terminal Aquaviário de Angra dos Reis, Virmar Muzitano, e o comandante do Colégio Naval, Márcio Pereira Rippel.


 O representante do Inea destacou a boa interação entre os órgãos ambientais municipais, estaduais e federais em Angra.    


 – Está havendo um trabalho muito integrado entre as três esferas e com isso estamos conseguindo obter resultados bem maiores do que se nós trabalhássemos de forma individualizada. Esse encontro faz com que nos aproximemos ainda mais – avaliou Avelar. 


 Os participantes da mesa de abertura falaram também sobre questões relacionadas a licenciamento, fiscalização, monitoramento, ordenamento e sobre uma gestão pública e ambiental pautada no respeito às leis.


 No hall do CEA, o público pôde ver a exposição do Projeto Costão, que traz fotos da natureza e esculturas de animais nativos feitas em gesso, argila e papel, juntamente com dados sobre esses animais. A mostra também tem quadros que retratam um pouco da nossa fauna e flora. Houve ainda um coquetel para todos os participantes.


  A Semana do Meio Ambiente está recebendo apoio da Technip, Terminal Portuário de Angra dos Reis (Tepar), Transpetro, Brasfels, Eval, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fundação Cecierj, Eletrobras e Câmara Municipal de Angra dos Reis.  



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Dia 4 (terça)
8h30 às 17h: mostra de vídeos ambientais – auditório do CEA


8h30 às 17h: exposição marinha do Projeto Costão – hall do CEA


Dia 5 (quarta)
8h30 às 17h: mostra de vídeos ambientais – auditório do CEA


8h30 às 17h: exposição marinha do Projeto Costão – hall do CEA


9h às 17h:
Viajando pela “Tenda do Tempo” – conhecer o passado para melhor compreender o presente. Troca de mudas (espécies da Mata Atlântica) por alimentos, com o Núcleo de Educação Ambiental – praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão)


14h30 às 17h: Círculo de Formação. Tema: situação das zoonoses em Angra dos Reis, com Luciana Assunpção de Oliveira, veterinária do Departamento de Vigilância Ambiental da Fusar – CEA


19h às 21h: Encontros e Discussões. Tema: trajetória do movimento ambiental: conquistas e retrocessos (entidades ambientalistas e órgãos ambientais) - CEA


Dia 6 (quinta)
8h30 às 17h: mostra de vídeos ambientais – auditório do CEA


8h30 às 17h: exposição marinha do Projeto Costão – hall do CEA


14h30 às 17h: Círculo de Formação. Tema: a dimensão ambiental na educação indígena e nas populações do campo – CEA


19h às 21h: Encontros de Discussão. Tema: atividades que os órgãos públicos realizam no município de Angra dos Reis (ICMBio, Ibama, Inea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente), legislação ambiental e unidades de conservação – CEA


Dia 7 (sexta)
8h30 às 17h: mostra de vídeos ambientais – auditório do CEA


14h30 às 17h: Círculo de Formação. Tema: Conferência Infanto-Juvenil sobre Meio Ambiente – CEA


19h às 21h: Encontros de Discussão. Problemas socioambientais de Angra (saneamento ambiental, atividades no ambiente marinho, fiscalização urbanística e ambiental e áreas de risco), com a participação do Saae, Secretaria Especial de Defesa Civil, Inea e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – CEA.