Cultuar comemora 150 anos de Raul Pompéia

Casa de Cultura abrirá exposição com fotos, livros, documentos, artigos e publicações do ícone Angrense

04 de abril de 2013

A Fundação Cultural do Município de Angra dos Reis - Cultuar, através da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, abre nesta quarta-feira, 3, uma exposição comemorativa aos 150 anos do nascimento de um dos filhos mais ilustres da cidade, o escritor Raul Pompéia, que completaria 150 anos no próximo dia 12 de abril.

A mostra vai contar um pouco da vida de Raul de Ávila Pompéia, jornalista, contista, cronista, novelista e romancista, nascido em Jacuecanga - Angra dos Reis, em 12 de abril de 1863, e falecido no Rio de Janeiro, em 25 de dezembro de 1895. É o patrono da Cadeira nº. 33 da Academia Brasileira de Letras. Filho de Antônio de Ávila Pompéia, advogado, e de Rosa Teixeira Pompéia, transferiu-se cedo para a Corte e foi internado no Colégio Abílio, onde escreveu o grande clássico Ateneu.

O angrense Raul Pompeia é um dos maiores escritores brasileiros, inclusive ícone abolicionista da história brasileira. A comemoração da data é mais que merecida. Ainda hoje é possível visitar as ruínas da casa de Raul Pompéia em Jacuecanga e a Igreja Santíssima Trindade onde foi batizado.

- Como angrense é um exemplo de construção da cidadania quando a liberdade dos negros era comprometida. Nesta época, ser abolicionista era um risco de vida constante - afirma Zequinha Miguel, presidente da Fundação de Cultura.

A exposição reúne fotos, livros, documentos, artigos e publicações de Raul Pompéia e estará aberta ao público de 4 de abril a 17 de abril, de terça à sexta-feira, das 10 às 20h e aos sábados e domingos das 10 às 18h.