Angra sedia reunião do Plano Estadual de Cultura

Encontro reuniu mais de cem agentes culturais da região costa verde

04 de março de 2013
Nesta quinta-feira, dia 28, Angra dos Reis sediou a reunião regional da Costa Verde para debater o Plano Estadual de Cultura. O encontro, realizado no Palco do Teatro Theophilo Massad, reuniu secretários de governo e agentes culturais de Angra, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, além de superintendentes da Secretaria Estadual de Cultura.

O Plano Estadual de Cultura está sendo criado a partir do diálogo com gestores públicos dos 92 municípios do estado, representantes de entidades, artistas, Comissão de Cultura da ALERJ e o Ministério da Cultura, para apontar diretrizes para as políticas públicas no Estado do Rio de Janeiro.

- Realizar este tipo de encontro e trazer essa discussão para o interior do Estado é um passo importante para a democratização da informação e dos recursos. Somos uma região rica em cultura e tradição, só a população local ganha com essa ação participativa na criação do Plano Estadual de Cultura - pontuou o presidente da Cultuar Zequinha Miguel, que além de compor a mesa, fez a abertura oficial do evento.

Após a cerimônia de abertura, uma das coordenadoras do Plano Estadual de Cultura, Simone Amorim, fez a esplanação da minuta do plano. Segundo ela, o objetivo do documento é planejar o desenvolvimento da cultura fluminense para os próximos anos e fazer com que além de uma política de governo, o Plano Estadual de Cultura seja uma política de Estado.

- As diretrizes estão sendo discutidas por meio de consulta pública na internet, em reuniões públicas regionais e diretamente nas setoriais. Ainda pretendemos reformular o documento com as sugestões que estamos recebendo e apresentá-lo como anexo único do Projeto da Lei Estadual de Cultura, que será encaminhado à ALERJ. Nossa expectativa é que este projeto entre na pauta de votação dos deputados ainda no primeiro semestre deste ano - pontuou Simone.

Para Delmar Cavalcante, que também atua na coordenação do Plano Estadual, o objetivo da proposta é efetivar a criação de políticas públicas de incentivo à cultura através de um marco legal.

- Ao longo do ano de 2010, houve reuniões entre a Secretaria de Estado de Cultura e todos os municípios, além de oito conferências regionais, através das quais foram identificadas as áreas e as principais demandas por atenção no estado. O novo plano proposto tem como princípios a universalização do acesso à cultura, a valorização da memória cultural e a promoção de atividades culturais como meio de desenvolvimento sustentável - ressaltou Cavalcante.

Para a equipe da Secretaria Estadual de Cultura a reunião foi extremamente positiva. Foram mais de 100 agentes culturais credenciados. Diversas setoriais da região da Costa Verde participaram ativamente no debate propondo idéias, sugestões e assinalando críticas. O Plano Estadual de Cultura está em consulta pública no portal www.cultura.rj.gov.br e aberto a contribuições até o mês de maio.