Gestores municipais discutem registro civil no Rio

Ação Social e Educação participaram de Encontro sobre Registro Civil e Documentação Básica

03 de outubro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Ação Social e Educação, Ciência e Tecnologia, participou na última quinta-feira, 26 de setembro, do II Encontro de Gestores Municipais para Promoção do Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro.

Cerca de 60 municípios do estado do Rio participaram da reunião, organizada pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Erradicação do Sub-registro de Nascimento. No encontro foram apresentados dados de pessoas sem registro civil, assim como alternativas para a resolução do problema, já que o acesso ao primeiro registro é gratuito.

No dia 22 de outubro, a coordenadora do Comitê Gestor Estadual e assistente social, Tula Brasileiro, estará em Angra dos Reis para mapear, junto com as duas secretarias, a sutuação no município e iniciar os procedimentos para a criação do Comitê Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

O encontro contou com a presença de representantes da Unicef, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do IBGE, Defensoria Pública, Corregedoria Geral de Justiça e das secretarias estaduais de Educação e da Assistência Social e Direitos Humanos.

Representaram o município a gerente de Planejamento Estatístico Educacional, Jane Aparecida da Rocha Silva, a assistente social Adriana e o gerente de Benefícios e Segurança Alimentar e Nutricional, Renan Paim.