Exposição reabre a nave do São Bernardino

Mostra no Convento reúne acervo da Câmara Municipal

03 de outubro de 2013
"As casas de câmara e suas histórias". Esse é o nome da exposição aberta no convento São Bernardino de Sena nessa terça-feira, 1º de outubro, que mostra várias peças e documentos que contam um pouco da história do prédio da Câmara Municipal, construído em 1608.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Eduardo Rabha e o presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Délcio José Bernardo, participaram da abertura da exposição.

A mostra reúne objetos, móveis, fotografias, gravuras das casas de câmara de outros municípios, jornais e atas das sessões das décadas de 30 e 40. As portas originais do atual prédio da Câmara e o gradio da antiga cadeia que também funcionava no mesmo local são os destaques da exposição.

Para Délcio José Bernardo, esta exposição é de suma importância para conhecermos um pouco mais da história política da nossa cidade desde os tempos de vila .

- A história das casas de câmara se confunde com a história das vilas e seu crescimento, que girava em torno das decisões políticas, do comércio, julgamentos, prisões e outras decisões tomadas nas casas de câmara. Vale a pena dar esse passeio no tempo - avaliou o presidente.

O vereador Jorge Eduardo parabenizou a Cultuar pela iniciativa e lembrou a importância do trabalho de preservação da nossa história desenvolvido pela fundação.

- A exposição é uma excelente oportunidade para o angrense conhecer a nossa história através do trabalho de resgate que a Cultuar vem fazendo. Parabenizo o presidente Délcio e toda a sua equipe." - finalizou o vereador.

A mostra fica aberta ao público até o dia 30 de outubro, das 9 às 12h, e das 14 às 17h, no convento São Bernardino de Sena.

CASAS DE CÂMARA EM ANGRA DOS REIS

A primeira Casa de Câmara e Cadeia de Angra foi construída em 1608 na antiga Vila dos Reis Magos da Ilha Grande, localizada no bairro Vila Velha. Em 1617, o assassinato do pároco local levou os moradores a abandonarem a vila, que voltou a ser fundada em 1624, onde fica hoje o centro da cidade. Somente um ano depois a nova Vila dos Santos Reis Magos da Ilha Grande foi oficializada com a chegada do legislativo.

Em 1848, deu-se início a longa luta pela construção do novo prédio, onde hoje funciona a prefeitura. Para lá foi transferida a sede do poder legislativo, permanecendo na antiga construção a cadeia e a delegacia.

Em 1978, o prédio foi reformado e voltou a abrigar o plenário Benedito Avelino onde até hoje os vereadores realizam as sessões às terças e quintas-feiras, às 16hs.