Prefeita discute gestão da Ilha Grande
Abraão irá receber recursos do Prodetur, câmeras de monitoramento e polo do Teclar
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve na sexta-feira, dia 30 de agosto, junto com sua equipe no Abraão, Ilha Grande, para um encontro com moradores locais. A reunião foi um desdobramento da prestação de contas feita no bairro no início do mês de agosto. Na ocasião, a prefeita havia firmado compromisso com os moradores para voltar no final do mês. Conceição tem mantido um diálogo frequente com a comunidade da ilha para discutir problemas locais, como segurança e fiscalização.
Os principais objetivos da reunião foram apresentar o que já foi planejado e também executado na Ilha Grande e discutir a gestão local com a participação da comunidade. O encontro teve a presença do tenente-coronel Wagner, recém-empossado no comando do 33º batalhão, responsável pela Costa Verde.
A reunião serviu ainda para escolher dois moradores que irão acompanhar a prefeita Conceição Rabha em uma reunião com o subsecretário de Urbanismo do governo do estado, Vicente Loureiro, nesta quarta-feira, dia 4, para tratar do Prodetur. Os projetos aprovados para a Ilha Grande, com recursos do Prodetur e da Prefeitura de Angra, incluem obras de saneamento, drenagem, urbanização e sinalização turística, visando a melhoria da infraestrutura local para turistas e moradores.
Após a reunião, os moradores formaram uma comissão, que será responsável por acompanhar e discutir as ações do governo municipal voltadas para a gestão da ilha. A comissão se reúne com a prefeita nesta quinta-feira, dia 5, na sede da prefeitura. Tanto os representantes da comissão quanto os que irão à reunião do Prodetur foram escolhidos pelos próprios moradores.
– O que está sendo feito aqui mostra que este governo quer acertar. Acredito piamente na participação da comunidade e entendo a ansiedade de vocês em resolver os problemas daqui, porque essa ansiedade é minha também. Por isso cobro tanto da minha equipe – afirmou Conceição durante o encontro.
Diversos representantes da prefeitura falaram sobre as ações e planos do governo municipal, em seus respectivos setores, para a Ilha Grande. O presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, falou sobre o ordenamento e fiscalização turística que estão sendo feitos pela fundação; o apoio que o órgão prestou na retirada do lixo, que estava acumulado no fim da gestão passada; o recadastramento de agências e meios de hospedagem que está sendo feito; a reforma do cais do Abraão, que irá melhorar a estrutura local para moradores e turistas; e o aumento do efetivo da fiscalização, tendo em vista a alta temporada, no verão.
Na área ambiental, o subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo, falou sobre legislação e mostrou fotos das últimas ações de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente nas ilhas. Na área de serviços públicos, foram citadas ações do atual governo, como reposição de lixeiras, reforma e iluminação da quadra de esportes do Abraão, previstas para outubro, e as reformas de passarelas no Cafundó e Saco do Céu, que devem começar nas próximas semanas.
A subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, trouxe boas notícias aos moradores. A Ilha Grande irá receber um polo do projeto de inclusão digital e ensino de informática do município, o Teclar. A implantação aguarda ainda a definição de um local de funcionamento e a liberação de verba para o maquinário. Ela também destacou a chegada de novos professores à Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega nesta semana, mas ressaltou aos moradores a dificuldade que a prefeitura tem para lotar os profissionais nas ilhas, já que a maioria quer trabalhar no continente.
A Defesa Civil municipal destacou que dentro de 90 dias deve ser concluído o mapeamento de áreas de risco na Baía da Ilha Grande e, dentro de 60 dias, serão instaladas câmeras de monitoramento no Abraão, o que também irá contribuir para a segurança. Na área de saúde, as unidades das ilhas estão recebendo novos profissionais e, em breve, estarão com suas equipes completas.
O tenente-coronel Wagner afirmou que o 33° batalhão sabe da necessidade do aumento do efetivo na Ilha Grande e que essa solicitação já foi feita ao comando da PM. Ele disse ainda ser necessária a parceria com a comunidade para que a polícia possa fazer um diagnóstico preciso da criminalidade no local.