Conferência pela Igualdade Racial

Angra realiza etapa municipal da Conferência Nacional pela Igualdade Racial

03 de julho de 2013

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Ação Social e com o apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de julho, a primeira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento é preparatório para a terceira edição da Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília no mês de novembro. Com a realização da etapa municipal, Angra poderá eleger delegados para o encontro nacional.


Com o mesmo tema da Conferência Nacional, "Democracia e Desenvolvimento - Sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo", a primeira Conferência Municipal debaterá estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo em âmbito municipal, além de propor avanços e desafios das políticas de igualdade racial no país, com enfoque na cidade de Angra dos Reis. A Conferência Municipal também discutirá arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial, a participação política e controle social e os mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.


A Conferência Municipal em Angra conta com apoio da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República e contará com debates e palestras, além de apresentações da cultura afrobrasileira. O evento será aberto na sexta-feira, 5, às 18h, e os debates acontecerão durante todo o sábado, 6. Além das secretarias envolvidas, o gabinete do vereador Eduardo Godinho também participa da organização e incentivo à realização da Conferência.


Veja a programação completa do evento:


5 de julho / sexta-feira
17h - Credenciamento
18h - Abertura do Evento
        Maria da Conceição Rabha – Prefeita
        Marcelo Dias – Superintendência de Igualdade Racial
        Inês Tenório – secretária de Ação Social
        Délcio Bernardo – Presidente da Cultuar
 Maria Margarida/Jaqueline Maximo – Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu
19h - Leitura e aprovação do Regimento da Conferência
20h - Palestra: Histórico do Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu
20h30 - Palestra “Democracia e Desenvolvimento sem racismo, por um Estado e um Brasil Afirmativos” (Marcelo Dias / representante da SUPPIR)
22h – Encerramento do Credenciamento e Atividade Cultural: Tambores e Poesias


6 de Julho / sábado
8h – Credenciamento e café da manhã
9h – Trabalho em grupos de eixos temáticos
10h – Encerramento do Credenciamento
12h às 13h30m – Almoço
13h30m – Atividade Cultural (Capoeira)
14h – Plenária Final
17h – Encerramento com Atividade Cultural (Jongo da Santa Rita)