Angra sediará semana missionária na JMJ

A Diocese de Itaguaí terá programação especial para cada município durante a semana que antecede a JMJ

03 de abril de 2013
A XVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada este ano no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, com o tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". O evento contará com a presença do Papa Francisco, que também pretende visitar o Santuário de Aparecida.

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para aprender e celebrar a fé católica, além de construir pontes de amizade e esperança entre os continentes, povos e culturas e compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

O evento religioso, criado pelo Papa João Paulo II em 1985, é realizado a cada dois anos e sempre em uma cidade diferente. São realizados missas, catequeses, adorações, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, em diversas línguas. Nos anos intermediários, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo.

Segundo Hugo Vilela da Coordenadoria da Juventude de Angra dos Reis, durante a semana missionária a diocese de Itaguaí terá uma programação especial para cada município que a compõem, incluindo Angra dos Reis. Serão realizados diversos encontros de formação espiritual, social e cultural e será observada a realidade de cada município.

Ao final da semana missionária, dia 29 de junho, será realizados shows com cantores católicos, inclusive de Angra dos Reis. Segundo Hugo, a comissão organizadora conta com a ajuda de braços do governo municipal para construir, junto com as igrejas católicas, uma grande estrutura para o evento, que irá receber pelo menos 10 mil pessoas.