Angra festeja São Benedito

Cultuar e Irmandade de São Benedito promoveram os festejos do padroeiro da cidade

03 de abril de 2013
A festa em louvor a São Benedito, santo padroeiro de Angra dos Reis, realizada com apoio da Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis - Cultuar, foi marcada por momentos de muita fé e emoção com a presença de milhares de fiéis na Missa e na procissão pelas ruas do Centro.

Por onde o andor com a imagem do santo passava o povo aplaudia, os sinos tocavam e os moradores jogavam pétalas de flores das sacadas e janelas e durante todo o percurso muitas orações de agradecimento, promessas cumpridas e gestos de devoção do povo católico.

Os festejos tiveram início às 5h30 da manhã, com a tradicional alvorada e repicar de sinos, com a participação de banda de música e apresentação do Grupo de Congada e Moçambique de Caraguatatuba/SP. Em seguida foi celebrada uma missa em intenção das almas dos irmãos falecidos da Irmandade.

O ponto alto da festa aconteceu às 10h com a Missa campal, realizada do lado de fora da igreja Matriz. Debaixo de sol forte e calor, milhares de fiéis se apertavam para ficar perto do santo.

A missa, celebrada pelo bispo Diocesano Dom Ubiratan Lopes, contou com a presença da prefeita Conceição Rabha, dos deputados federais Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira e Fernando Jordão, do vereador Eduardo Godinho e dos párocos frei Fernando (Centro) e padre Gilberto (Jacuecanga).

Em sua pregação, o bispo ressaltou a vida de doação e serviço de São Benedito aos pobres e disse que os católicos devem seguir o exemplo do santo e serem discípulos de Jesus. Também participaram da missa membros da Irmandade de Angra e da Irmandade de São Benedito das cidades de Casa Verde e Jaçanã/SP, o ministério de música Sol Maior da Monsuaba e a banda do Colégio Naval. Como de costume, após a missa, foram distribuídos os pães de São Benedito, que, segundo a lenda, garante fartura às famílias. Também foi servido um almoço no Colégio Nazira Salomão.

Um pouco depois das cinco da tarde, os devotos novamente lotaram a igreja Matriz para a saída da procissão com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, do Menino Jesus, de Nossa Senhora Aparecida, de São José e uma chuva de papel picado caiu sob a imagem de São Benedito ao deixar a igreja.

Um mar de gente tomou conta das ruas do Centro e durante todo o trajeto momentos de fé e devoção dos fiéis que pagavam promessas e faziam seus pedidos ao santo milagreiro.

Mesmo com o andor que pesa mais de meia tonelada sob os ombros, os fiéis não desanimavam e o esforço físico se transformava em fé e oração durante toda a procissão que percorreu a maior parte das ruas do Centro da cidade, retornando a Igreja Matriz, onde o santo padroeiro foi recebido com uma bonita queima de fogos e repicar de sinos. Encerrando a festa, a banda Jardim Sarmento fez uma bela apresentação no Cais de Santa Luzia.