Encontro Nacional de gestores da juventude

Angra é eleita representante da Região Sudeste

02 de setembro de 2013
Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Coordenadoria da Juventude, esteve em Brasília participando do I Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas de Juventude. A atividade, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), ligada à Secretaria Geral da Presidência da República, reuniu mais de 200 gestores de juventude de todo o país. O objetivo do encontro foi trocar experiência, possibilitar o acesso às informações de editais e programas que a SNJ está desenvolvendo e ainda eleger a nova coordenação do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas para Juventude.

Durante todo o evento, a equipe de trabalho da SNJ auxiliou os órgãos de juventude de estados e municípios na consolidação de um planejamento específico, para atuarem dentro das prefeituras e governos estaduais na elaboração de programas e projetos.

Além da mesa de abertura, que contou com a participação do secretário geral da Presidência da República, Ministro Gilberto Carvalho; da secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior, o primeiro dia de atividade foi marcado por workshops com representantes de diversos ministérios (Justiça, Saúde, Educação, Esportes, Planejamento, Trabalho e Desenvolvimento Social), que expuseram os projetos e programas pertinentes aos jovens.

- Estamos acompanhando os esforços e a atuação da Coordenadoria de Angra e vemos o quão engajados estão. Sem dúvida, Angra dos Reis é prioridade do governo federal - ressaltou a coordenadora do Programa Juventude Viva, Fernanda Papa.

Para o Coordenador de Juventude de Angra, Hugo Vilela, o município sai na frente ao encaminhar a oficina de capacitação do Juventude Viva.

- Além da importância de articulação e troca de experiências que tivemos nesses dias, selamos a relevância do Juventude Viva para nossa cidade. A ida a Brasília foi significativa, inclusive para dar andamento ao projeto que vem para a cidade. São 13 municípios contemplados no estado do Rio de Janeiro e na região Costa Verde, apenas Angra receberá o plano - falou Hugo Vilela.

No último dia do encontro, os gestores municipais realizaram a eleição da nova Coordenação Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas para Juventude, que terá a representação de 15 membros. O coordenador municipal de Juventude de Angra dos Reis será um dos representantes do Sudeste, ao lado de representantes de outras cidades do estado.