Secretário se reúne com setor de Atenção Básica

Mudanças positivas realizadas pela atual gestão foram apresentadas

02 de julho de 2013
O secretário de Saúde de Angra dos Reis, Carlos Vasconcellos, se reuniu na segunda-feira, 1º, com profissionais que atuam na rede de Atenção Básica do município.

O encontro foi realizado no Hospital da Japuíba, onde os participantes puderam acompanhar a apresentação do que foi feito na área de saúde da cidade no primeiro semestre da gestão.

A reunião também serviu para que os projetos de Lei que foram aprovados pela Câmara no dia 25 de junho fossem explicados aos servidores da rede de saúde.

- Os projetos de lei que foram votados na Câmara e aprovados por unanimidade, foram compromissos assumidos pela prefeita Conceição Rabha e esta cumpriu com o acordo firmado na campanha eleitoral de 2012. Essas mudanças fazem parte do planejamento de abertura do Hospital da Japuíba, cujo pacto com o governo federal prevê a inauguração para o fim de agosto deste ano. Já temos uma equipe montada e precisávamos reformular a rede de saúde do município, para que ela atenda a demanda na abertura da nova unidade hospitalar - explicou Carlos.

O secretário também destacou os investimentos realizados na rede municipal de saúde.

- Chamamos mais de 360 profissionais que foram aprovados no concurso de 2012; Realizamos os processos seletivos para Estratégia de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde; Conseguimos, junto ao governo federal, recursos para a reforma e construção de novas unidades de saúde nos bairros da cidade, dinheiro que estava liberado desde novembro de 2011 e a antiga gestão não apresentou projetos para liberação da verba; estamos completando as equipes ESF e isso fará que o repasse do Ministério da Saúde aumente; Mandamos para a Câmara o projeto de Lei que regulamenta a carga horária da enfermagem. Estas são algumas das mudanças concretas que já realizamos - disse o secretário.

Entre as mensagens aprovadas na semana passada estão a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Fundação de Saúde de Angra; uma alteração na Lei da Gratificação de Difícil Provimento na área médica, que permitirá uma redução gradual nas horas extraordinárias; a gratificação de Plantões Excedentes, referentes à categoria médica em situações de emergência; além de correção nos valores e nos critérios de promoção e pagamento de adicionais de produtividade aos profissionais do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), inclusive para os agentes comunitários de Saúde. Outra mensagem aprovada foi a instituição da gratificação por Exercício de Responsabilidade Técnica para profissionais da rede pública que têm esta responsabilidade. A revogação da cessão do Hospital da Japuíba para o estado também foi aprovada.