Angra em conscientização sobre o Autismo

Informação e diagnóstico precoce é a arma para uma melhor qualidade de vida

02 de abril de 2013
Nessa terça, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou, na Praça da Matriz um evento para o conhecimento da síndrome, com a distribuição de panfletos, profissionais para tirarem dúvidas e atividades para as crianças. A secretária de Educação Cláudia Nogueira participou, iniciando a entrega dos panfletos informativos, pela manhã.

O Autismo é uma Síndrome, um somatório de sintomas, cuja causa ainda é desconhecida. As principais características são a comunicação (dificuldades de falar, formar frases), interação social (dificuldade de receber contato físico) e o comportamento (movimentos repetitivos o tempo todo, alguns não toleram mudanças de rotina). Essa síndrome atinge cerca de dois milhões no Brasil. Em crianças, a incidência é maior que a Síndrome de Down, câncer e diabetes.

O município de Angra dos Reis atende hoje 47 crianças com Autismo, na Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD). Dessas 47, 29 já estão incluídas nas Redes Municipal de Ensino. Eles fazem o acompanhamento na UTD e frequentam às aulas normais nas escolas municipais.

O diagnóstico precoce pode melhorar muito a qualidade de vida da pessoa com a síndrome. Com o tratamento adequado, a recuperação pode chegar mais de 80% na melhora do comportamento em geral.

Muitas escolas levaram seus alunos no estande e as crianças puderam se informar e brincar, com a cama elástica e piscina de bolinha, disponibilizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Além dessas atividades, a arte com o tema ´Autismo´ também foi explorada. A oficina de artes animou os alunos.

Às 15h, aconteceu uma passeata de conscientização do Autismo, saindo da Praça do Convento do Carmo, percorrendo a Rua do Comércio. Para mais informações sobre educação especial ligue para UTD, através do telefone 3368-5171.