1º dia de trabalho do novo presidente da Cultuar

Délcio visitou espaços culturais e conversou com funcionários

01 de julho de 2013
O novo presidente da Fundação Cultural do Município de Angra dos Reis (Cultuar), Délcio José Bernardo, passou seu primeiro dia à frente da entidade conversando com os funcionários e visitando os espaços culturais.

Délcio, foi o primeiro diretor cultural da Cultuar quando a fundação foi criada em 2008. Já tinha passagem pela extinta Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos como diretor de Patrimônio Histórico na gestão do ex-prefeito José Marcos Castilho, além de já ter ocupado cargos na Secretaria de Educação.

Agora, como presidente da Cultuar, espera construir, em conjunto com todos os segmentos culturais da cidade, um plano de cultura pautado nas tradições culturais locais e no modelo de cultura que os moradores desejam.

- Não podemos implementar atividades culturais nas comunidades sem antes ouvir o que aqueles moradores entendem como cultura e desejam para si. Precisamos conhecer as tradições de cada bairro e trabalhar em cima desses dados pesquisados - disse o novo presidente.

Outra preocupação é com o futuro do patrimônio histórico do município, com os prédios tombados, mas sem manutenção pelos órgãos competentes.

- Precisamos discutir com toda a sociedade e com profissionais o que vamos fazer com o Convento São Bernardino de Sena, antes que seja tarde demais - finalizou Délcio.

Já para a próxima semana, o presidente pretende reunir os funcionários para um seminário interno de avaliação do primeiro semestre e apresentação das metas para os próximos seis meses.

COMISSÃO DA LEI DE INCENTIVO À CULTURA E ESPORTE CONHECE NOVO PRESIDENTE

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 28, a primeira reunião deste ano da Comissão de Avaliação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte. O encontro marcou o primeiro dia de trabalho do novo presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, que também é o presidente da Comissão. Durante o encontro, foi avaliado o projeto do atelier de formação de atores da Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita).
Outros assuntos também foram abordados, como a criação de uma lei específica para o esporte, deixando a atual lei municipal destinada somente à cultura. A necessidade de se rever questões da lei também foi pautada.

SOBRE O NOVO PRESIDENTE

Aos 47 anos, é formado em Comunicação Social e atualmente é mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos, e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Começou sua militância cultural no movimento negro, em 1999, quando fundou o Grupo de Consciência Negra Ylá-Dudu, e a partir daí não parou mais, tendo como destaque sua atuação em comunidades tradicionais, como a dos quilombolas de Angra dos Reis.