Angra vacina 5.527 idosos com mais de 65 anos em dois dias

A imunização para essa faixa etária continua na próxima semana, em todas as unidades de saúde

01 de abril de 2021
Angra dos Reis deu um importante passo na vacinação dos idosos contra a covid-19 e se tornou um dos primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro a vacinar pessoas com 65 anos. Treze unidades de saúde e quatro pontos de drive-thru realizaram a imunização nessa quarta (31) e quinta-feira (1º). No total, 5.527 pessoas receberam o imunizante, incluindo primeiras e segundas doses. Entre elas estava o prefeito, de 68 anos, que foi vacinado no posto de saúde do Balneário, na manhã de hoje.

- Apesar da nossa vacinação estar evoluindo bem, temos que continuar usando máscara, utilizando álcool gel e mantendo o distanciamento. Eu acabei de tomar a vacina e vou manter todos os cuidados necessários. Fazendo isso, respeitamos todas as pessoas que estão a nossa volta – frisou o prefeito.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e o secretário de Saúde acompanharam o prefeito na vacinação.

- Encerramos hoje uma grande programação de vacinação na nossa cidade e, na semana que vem, a partir de terça-feira (6), voltamos com o nosso esquema normal, com vacinação em todos os postos de saúde, para pessoas com 65 anos ou mais. Chegando mais vacinas, começaremos a imunizar pessoas de 64, 63 anos, até atingir toda a prioridade que são pessoas acima de 60 anos – informou o secretário de Saúde.

Para ser imunizado nas unidades de saúde o idoso deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência em seu nome. Quem vai tomar a segunda dose precisa levar ainda o comprovante de vacinação da primeira dose.

Os idosos imunizados transpareciam felicidade, mas também sabem que mesmo com a vacinação, devem continuar se precavendo.

- Tomei a primeira dose hoje e estou muito feliz. Mas, precisamos ter consciência que devemos manter todos os cuidados necessários até tomar a segunda dose e ter o tempo certo para a imunização contra o coronavírus. Também termos que aguardar até que mais pessoas sejam vacinadas e assim a circulação do vírus diminua – lembrou dona Maria Aparecida, de 65 anos, moradora do Areal.

O retorno à vida normal e o convívio com os familiares é a grande esperança dos idosos.

- Eu quero curtir muito a vida, tenho muito para viver ainda. Com a vacina vou poder sair, abraçar as pessoas, participar de eventos, o que eu gosto muito. É bom que todos possam tomar – destacou dona Maria de Fátima André Pereira, de 68 anos, moradora do Morro do Peres, que foi imunizada no drive-thru da UPA.