Terminou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, a segunda edição do Angra Tech, conferência de empreendedorismo e inovação que reuniu startups e especialistas em inovação e negócios. O evento, realizado pela Prefeitura de Angra, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), contou com palestras, conexões e experiências de networking, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação na cidade, em busca de soluções que alavanquem a economia e inspirem novos empreendedores.
O tema neste ano foi “Inovação, sustentabilidade e economia do mar”, destacando os pilares fundamentais da economia na Costa Verde: economia do mar, energia, turismo, meio ambiente, sustentabilidade e empreendedorismo com inovação. No evento foi lançado o Parque Tecnológico do Mar virtual, que pode ser acessado no site http://parquetecmar.angra.rj.gov.br.
– A edição deste ano promoveu um encontro entre a inovação e a sustentabilidade, por meio da economia do mar. Esperamos que ela seja um marco para o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade em nossa cidade. Estamos comprometidos com um futuro sustentável da região – disse Aurélio Marques, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Na organização do evento, ao lado da secretaria de Desenvolvimento Econômico, esteve a secretaria de Planejamento e Parcerias.
- O Angra Tech é um evento que segue a determinação da gestão municipal para que seja construído o empreendedorismo e fomentada a inovação, para que criemos alicerces de oportunidades de negócios, de oportunidades aos jovens, de empregabilidade. Tudo isso impacta na sociedade como um todo – resumiu André Pimenta, secretário de Planejamento e Parcerias.
O evento, que teve início na quarta-feira (6), contou com a participação de várias empresas, universidades, setor público, todos com o mesmo objetivo: construir uma Angra mais sólida e cada vez mais inovadora.
– A informação, tecnologia e inovação vêm ao encontro da necessidade da sociedade, que hoje precisa que as gestões públicas cheguem próximo ao avanço que ela teve. Hoje a informação chega muito rápido e, com isso, a cobrança é cada vez mais rápida também. A gestão pública precisa apresentar resultados nesse contexto. Nós precisamos avançar muito, e o governo Fernando Jordão tem avançado, mesmo enfrentando barreiras difíceis, e vai deixar um legado muito importante para Angra – destacou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
Um dos palestrantes do Angra Tech foi Álvaro Adam. Com 23 anos de empreendedorismo, ele é formado em administração com MBA em Ciência da Mente e Liderança Humanizada, tem mais de 15 mil horas de mentoria realizadas e mais de 650 palestras e treinamentos ministrados. Em sua palestra “Mentalidade inovadora: o caminho para o sucesso”, abordou o quanto a mentalidade pode atrapalhar ou impulsionar o sucesso e os resultados. Além do Angra Tech, Álvaro Adam também palestrou na Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) e no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro.
– A experiência de palestrar em Angra foi sendo incrível. A hospitalidade foi sensacional e o pessoal aqui gosta de inovação. Fiquei muito feliz pelo feedback e pelo carinho. Já conhecia o Angra Tech e, para mim, é um prazer participar. Tenho certeza que o evento fomenta fortemente o empreendedorismo. Uma cidade que fomenta o empreendedorismo e a inovação sempre será uma cidade que sai na frente – disse o palestrante.
SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES
Durante a abertura do Angra Tech, o prefeito Fernando Jordão e o secretário de estado de Transformação Digital, Mário Farias, assinaram um termo de cooperação técnica para a adesão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pelo município. O SEI é um novo sistema de gestão de documentos e processos, 100% digital, que tem como objetivo desburocratizar a prestação de serviços na administração pública municipal.
– O que nós estamos fazendo aqui é investir e empoderar vocês com tecnologia. A parceria com os governos estadual e federal é muito importante, e aqui em Angra nós trabalhamos em conjunto com todos. Aqui a gente trata de políticas públicas para melhorar a vida de vocês – disse Fernando Jordão.
A iniciativa da Prefeitura de Angra foi elogiada pelo secretário de estado de Transformação Digital.
- Angra dos Reis dá um passo gigantesco na transformação digital com a implementação do SEI, trazendo mais transparência para a gestão de documentos e demonstrando a seriedade da gestão municipal, preocupada com o erário público, em fazer mais com menos. E o governador Cláudio Castro está determinado a ajudar os municípios, contribuindo para que as ideias se tornem realidade – afirmou Mário Farias.