Caiaques e canoas agitaram a praia do Colégio Naval

A 1ª Etapa do Circuito Angrense de Canoagem Oceânica foi realizada no último sábado e contou com a participação de mais de 150 atletas

Terça-Feira, 16/05/2023 | .

Sábado, 13 de maio, foi dia de remada na Baía de Angra, com a concorrida 1ª Etapa do Circuito Angrense de Canoagem Oceânica, que aconteceu na praia do Colégio Naval. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, contou com a parceria do Colégio Naval e da Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis (Acoar). Foi uma verdadeira integração dos praticantes de canoagem e canoa havaiana.

O percurso foi do Colégio Naval até a Ilha do Almeida, retornando à praia do Colégio Naval, o que deu em torno de 8 km. O evento ficou bastante movimentado, com os caiaques e canoas colorindo as areias da praia. A prova marcou o retorno da parceria da Prefeitura com a Acoar na realização dos circuitos angrenses de canoagem.

A disputa contou com 157 atletas, que competiram em oito categorias, incluindo canoa havaiana e canoa oceânica: OC1, V1, Oc6, V6, Surfiski, Turismo, Oceânica Individual e Surfiski Duplo.

- Considero esta prova uma das melhores que fui até hoje. O horário foi correto, a galera está de parabéns. Consegui fazer uma excelente prova e estou bem feliz – afirmou o atleta Fabiano Affonso, campeão mundial de paracanoagem 2022.

A competição contou com a participação de atletas surdos e mulheres em tratamento de câncer, que têm na canoa havaiana um importante elemento de superação. Os projetos são desenvolvidos na praia da Enseada, tendo como coordenador Eduardo Vilanova, e um deles, o Rosa dos Reis Va’a, tem o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Jéssica Souza, secretária do projeto Rosa dos Reis Va’a, afirma que as mulheres, não só as que tiveram câncer de mama, serão muito bem-vindas à prática da canoa havaiana.

- Temos um mês de ações no Rosa dos Reis Va’a e estamos estruturando aos poucos todo o trabalho de apoio às mulheres em tratamento ou aquelas que já venceram a doença. Estamos na praia da Enseada desenvolvendo dois projetos, pela Associação de Va’a de Angra dos Reis e Clube Va’a, com o Conexão Va’a, voltado para as pessoas surdas e o Rosa dos Reis Va’a, para as mulheres em tratamento de câncer - disse Jéssica.

O resultado da competição está disponível no site oficial da prefeitura de Angra, no link https://www.angra.rj.gov.br/sel-calesp-evento.asp?IndexSigla=seesl&e=439&m=Canoagem%20Oce%E2nica&a=2023 .