Escola Municipal recebe palestra no Maio Amarelo

Essa foi mais uma das atividades que seguem até o dia 25/05 com uma série de programações de conscientização para um trânsito seguro

Quinta-Feira, 11/05/2023 | .

A Escola Municipal Aurea Pires da Gama, no bairro Bracuí, recebeu uma das ações entre várias atividades da programação do Maio Amarelo. Durante a manhã, os alunos do 9º ano aprenderam mais sobre educação no trânsito. A palestra incluiu também vídeos e bate-papo com troca de experiências com o intuito de levar mais informações para evitar o grande número de acidentes de trânsito que, infelizmente, tem tirado muitas vidas. Falta do uso do cinto de segurança, pilotar sem capacete, usar o celular enquanto dirige e imprudência são as principais causas de acidentes. Este mês de conscientização tem o objetivo de trazer à tona o tema: ‘No trânsito, escolha a vida’.


- É muito importante trabalharmos com as crianças e adolescentes nessas idades em que eles ainda não se habilitaram. Através dessas palestras e com toda a integração e informações que são passadas, quando eles crescerem e chegarem à idade de tirar a habilitação. A ideia é que tenham em mente tudo o que aprenderam desde cedo sobre um trânsito seguro. As crianças e adolescentes são o nosso futuro, e o futuro deve ser melhorado para evitar tantos acidentes – disse o instrutor de trânsito da Optrans, Paulo Adriano Ferreira, que foi o palestrante na ação de hoje na escola.

Este ano, a campanha completa 10 anos. Surgido no ano de 2014, o movimento é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês de referência mundial para as ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito surgiu quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Os alunos ouviram atentos à palestra de hoje e vão levar vários aprendizados para casa, esse foi o caso da Ana Clara da Silva, de 14 anos.
- Eu já vi muitos acidentes, as pessoas muitas vezes não respeitam e querem sair cortando e ultrapassando os outros carros. É muito perigoso, principalmente nas curvas, eu vejo muita irresponsabilidade no trânsito – disse a aluna do 9º ano.

Já a Larissa deixa um recado muito importante sobre a mistura do álcool e a direção.
- Achei a palestra muito boa, principalmente falando sobre os cuidados com as crianças que estão no carro. Eu peço para as pessoas que forem dirigir por favor, não bebam, ainda mais se tiver criança no carro. Isso é muito perigoso para todos – comentou a estudante de 15 anos, Larissa Aparecida Almeida Pereira.


Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. Este ano a ideia é falar sobre os desafios e os avanços para propor uma mudança no cenário alarmante de mortes e feridos diariamente no trânsito brasileiro.

Ainda sobre o ‘Maio Amarelo’, ontem (10/05) representantes da Secretaria de Segurança Pública e Superintendência de Guarda Civil Municipal e Operações de Transito estiveram presentes no evento promovido pelo Dentran RJ em parceria com a Fecomércio em comemoração aos 10 anos da campanha.

- Este evento é de suma importância para todos os segmentos da sociedade, pois o principal objetivo das ações é a preservação da vida e, dentro desse contexto, não poderia faltar o envolvimento dos poderes públicos municipais, estaduais e federais conversando juntos para encontrar alternativas que possam favorecer a todos, e a consciência no trânsito é uma delas – conclui Djalma Antônio Nunes, superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito, que participou do evento no Rio de Janeiro na noite de ontem.

PROGRAMAÇÃO :


- DIA 16/05 - Terça-feira 13h30 - Palestra educativa de trânsito com alunos
Local: CIEP Jacuecanga - Ação terá apoio da escola Optrans


- DIA 18/05 - Quinta-feira – 09h - Encontro com diretores e coordenação pedagógica das escolas do Parque Mambucaba
Local: Secretaria Executiva do Parque Mambucaba (ação terá apoio da Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa )

- DIA 19/05 - Sexta-feira – 09h30 - Blitz educativa com distribuição de material e brindes
Local: Av. Francisco Magalhães de Castro em frente a Defesa Civil (ação terá apoio da Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa ).

- DIA 23/05 - Terça-feira – 09h30 - Blitz educativa com distribuição de material educativo
Local: Em frente a Escola Municipal Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz (ação terá apoio dos alunos da escola)

- DIA 25/05 - Quinta-feira - Simulado de trânsito - Tema: Integração de Responsabilidade
Local: CEA
(ação terá apoio da Escola Optrans e transportadora Expresso Angrense)