Os moradores da Japuíba, na sexta-feira, 31, ganharam mais um equipamento de assistência social: o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS. Este é o sétimo inaugurado pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, no Município. Na abertura do novo centro estiveram presentes a secretária de Ação Social, Célia Jordão, o secretário de Integração Social, Bento Pousa Costa, o chefe de Gabinete, João Massad, a subsecretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação Dilcéa Alves, o vereador Essiomar Gomes, representantes das associações de moradores e a população em geral. A Banda Maestro Galloway, criada e mantida pela secretaria, se apresentou na inauguração.
Como nas outras seis esta nova unidade funcionará com uma equipe formada por coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Estagiários, Professores e Oficineiros, Motorista, Advogado e Zelador. A nova unidade, um prédio de dois andares tem dois consultórios médicos, uma sala de vacina e uma recepção, além de espaços para as oficinas e para o Salão de Beleza Popular.
O CRAS, carinhosamente chamado de “Casa das Famílias”, é um equipamento que presta atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, garantindo seus direitos de cidadania, promovendo a convivência familiar, comunitária e social. Ele oferece atendimento psicossocial, visitas domiciliares, palestras, atividades de inclusão produtiva e sócio-educativas, cadastra e faz acompanhamento das famílias atendidas pelo Bolsa Família e pelo Programa de Benefício e Prestação Continuada – BPC, e ainda encaminha à rede sócio-assistencial.
- Com mais esta unidade inaugurada descentralizamos da Secretaria de Ação Social esses serviços além de prevenir situações de risco. As famílias não precisarão mais se deslocar para o Centro da cidade. Hoje a Assistência Social tem um olhar diferente para a família. Nosso trabalho é mais que trazer benefícios, é o de fortalecê-las através da educação e no desenvolvimento de projetos voltados para o sustento delas, - enfatizou a secretária Célia Jordão.
A Prefeitura mantém mais seis outros CRAS: Belém, Perequê, Nova Angra, Monsuaba, Frade e Bracuí. Os CRAS também oferecem cursos gratuitos para os moradores estimulando geração de renda, cuidados com a saúde e com o corpo e fornecendo lazer como os de artesanato, coral, violão, flauta, fanfarras e iniciação esportiva. As famílias também contarão com aulas de ginástica e hidroginástica na excelente piscina que o prédio oferece. Todas as unidades são mantidas pela Prefeitura de Angra com recursos do PAIF- Programa de Assistência Integral às Famílias.
- Esta é uma unidade muito esperada pelos moradores da Japuíba. O nosso governo tem se preocupado com o atendimento à população, e o CRAS é mais um instrumento, que além da assistência social, foi criado com a intenção de oferecer oportunidades para os que necessitam também de estímulo profissional. Em setembro vamos inaugurar também um módulo do Tecl@r aqui no bairro, para incluir crianças, jovens e adultos no mundo da informática, - disse o secretário Bento.