Mais de vinte integrantes da Pastoral da Mulher, Grupo “Semente da Alegria”, e moradoras da comunidade do Campo Belo, se encontram todas as segundas e quintas-feiras, no Salão Comunitário Santíssima Trindade, na Japuíba, para cortar milhares de garrafas pets e montar as flores e folhas de uma das 13 árvores de natal que irão enfeitar os principais trevos da cidade, dentro do projeto “Luz e Artes para Todos”, da Prefeitura de Angra dos Reis.
A Prefeitura de Angra, aproveita as reuniões nas comunidades , e através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realiza palestras de “Conservação do Meio Ambiente”, para as integrantes do grupo. No dia 12, durante a tarde, a bióloga da Prefeitura, Rosimara Walsh foi a palestrante . Ela explicou sobre a importância do trabalho de reaproveitamento de garrafas pets e de todo o lixo que é descartado no ambiente e mostrou como todos devem agir para contribuir para a conservação do planeta. Palestras como essa já foram realizadas na Garatucaia, em Jacuecanga, no Brachuy e na Praia do Jardim.
As mulheres da Pastoral da Mulher, que já tem tradição de trabalharem com garrafas pets e transformá-las artesanalmente em bolsas, abajours e arranjos de flores, abraçaram com alegria a construção da árvore do trevo do DNIT, no Campo Belo. Muitas delas contam coma colaboração dos esposos como Laudenir Araújo da Silva, que é um dos principais ajudantes do grupo. Ele diz que gosta de ajudar a esposa que é coordenadora do grupo de mulheres,a artesã Teresa Duarte de Carvalho, porque “é uma forma de contribuir com a comunidade e reforçar os laços de companheirismo". Como ele, outros homens também estão no grupo como faz questão de afirmar Teresa. “O marido da Katlin, que é uma de nossas guerreiras, a ajuda muito. Eles agora estão trabalhando em casa, porque ela acabou de ganhar bebê”.
O projeto de construção de árvores comunitárias nos trevos está mobilizando todas as comunidades do município. Muitas delas estão organizando gincanas para recolher garrafas e finalizar as flores e folhas que serão necessárias para a montagem. Os grupos que montarem as mais belas árvores ganharão viagens para cidades turísticas do Brasil e para a Ilha Grande.