Ônibus para Educação Especial

Alunos com necessidades educacionais especiais ganham da Prefeitura um veículo adaptado e maior

Terça-Feira, 12/02/2008 | .

       A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, adquiriu um ônibus para transportar alunos com necessidades especiais que estudam na rede municipal de ensino. Ele vai atender 50 alunos por dia, abrangendo 20 comunidades distantes. O transporte feito por Kombi não estava sendo suficiente para atender o número de pessoas que precisam deste serviço.        
       O ônibus é todo adaptado. Tem 18 lugares, sendo que dois para receber cadeira de rodas. O acesso da cadeira de rodas ao veículo é feito através de um elevador acionado por controle remoto.
        - Só a Kombi não atendia nossas necessidades. O prefeito Fernando Jordão adquiriu o ônibus para que os alunos com necessidades especiais e que residem em bairros mais distantes não deixassem de estudar, - disse a gerente de Educação Especial, Adriana Menezes.
      O atendimento da Educação Especial aumentou em 611% desde o ano 2000, quando o prefeito Fernando Jordão assumiu o governo. Os serviços foram ampliados desde então, o que gerou uma demanda bem maior de pessoas com necessidades educacionais especiais, inclusive vindas de municípios vizinhos.
       Os investimentos não pararam desde então. Angra dos Reis, tida por excelência nesta área, tem três equipamentos voltados para Educação Especial: Escola Municipal de Deficientes Visuais, Escola Municipal de Surdos e uma Unidade de Trabalho Diferenciado. Hoje são 600 alunos com necessidades educacionais especiais estudando na rede municipal.
   Para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços nesta área, a Prefeitura está construindo o Cemanee, Centro Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, que abrigará as três unidades de ensino já existentes no município.

Secretarias relacionadas: