No sábado, 15 de setembro, diversos representantes da sociedade civil organizada de Angra dos Reis se reuniram durante todo o dia no auditório do Colégio Naval para discutir e apontar novos rumos para a política de saúde, durante a VII Conferência Municipal de Saúde que teve como tema “Direito à saúde e à vida e nosso compromisso”.
A VII Conferência contou com mais de 200 participantes entre trabalhadores do setor, usuários, representantes da Prefeitura ( da Fundação de Saúde -Fusar- e da Secretaria de Saúde), sindicatos, associações de moradores, Santa Casa e diversas outras entidades e instituições.
Durante a conferência os delegados votaram importantes deliberações como a nova composição do Conselho Municipal de Saúde e diversas outras com o objetivo de efetivar o SUS -Sistema Único de Saúde- com qualidade e verdadeiro controle social em todo o município.
Participaram do Encontro o Presidente da Fusar, João Domingos, o Secretário de Saúde Amílcar Caldellas Jordão, o Vereador Odir Plácido, representando a Câmara Municipal e a Santa Casa de Angra; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diogo Ruiz, além de diversas outras autoridades.
Durante a manhã , a Conferência apresentou os painéis “Desafios para efetivação do Direito Humano à Saúde, no Século XXI”, com a palestrante Professora Doutora Ângela Hygino; “Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida”, com Solange Belchior, ex-Conselheira Nacional de Saúde”; e “A Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde, com o enfermeiro da rede municipal de saúde, Neucimar de Oliveira Duarte.
Logo após aconteceu uma mesa redonda coordenada pelo Presidente da Fusar, João Domingos com o tema "Pacto pela Saúde".Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir pautas como avanços necessários para a política municipal de saúde no próximo quadriênio, financiamento e o termo de compromisso de gestão e princípios do SUS no cenário municipal, e os recursos e ações necessárias para elevar a autonomia do Conselho Municipal de Saúde.
A plenária final votou as propostas de todos os grupos de trabalho, a nova composição do Conselho de Saúde e escolheu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde.