Tratamento de Esgoto no Perequê

Esse projeto atenderá cerca de 30% do bairro, beneficiando em torno de cinco mil moradores.

Sexta-Feira, 13/06/2008 | .

A Prefeitura de Angra iniciou na sexta-feira, 13, a operação de três novas ETE’s - Estação de Tratamento de Esgoto, instaladas no Parque Mambucaba, antigo Perequê. Esse projeto atenderá cerca de 30% do bairro, beneficiando em torno de cinco mil moradores. A cerimônia aconteceu na Rua Francisco Magalhães de Castro, com a presença da população, secretários do governo e dos vereadores Essiomar Gomes, Carlinhos Santo Antônio e Aguilar Ribeiro. O diretor-executivo do SAAE Carlos Marcatti, representou o prefeito Fernando Jordão na cerimônia.

A Prefeitura através do SAAE tem executado diversas obras que garantam o aumento da qualidade de vida da população. Em maio foi assinada a Ordem de Serviço do Esgotamento Sanitário e da colocação de filtros para tratamento da água na Monsuaba. O projeto foi elaborado com todos os critérios que garantirá além do saneamento, a balneabilidade e a urbanização da praia. A Praia do Anil e todo o Centro da Cidade também  receberão o mesmo tratamento, como o Frade, a Ilha Grande e Vila Velha.

Essas obras executadas em todo o município acabarão de vez com os problemas enfrentados pelos moradores quanto ao saneamento básico na comunidade e a qualidade da água. Uma reivindicação antiga que só foi atendida pelo prefeito Fernando Jordão.

Essa obra no Parque Mambucaba vem sendo concretizada ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. O sistema público de esgotamento sanitário é a realização de uma obra inédita no Perequê com capacidade para tratamento de 1.420 m3 de esgoto por dia. Isso equivale a um milhão e 400 mil litros de esgoto que deixarão de ser lançados na natureza ou infiltrados no solo todos os dias.

As novas estações de esgoto vão proporcionar um tratamento superior a 95% das especificações exigidas pela FEEMA que gira em torno de 85%, segundo parâmetros como a medição de DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio, DQO - Demanda Química de Oxigênio e SST - Sólidos Suspensos Totais.

Segundo Marcatti, o restante, 70% da população do Parque Mambucaba, será atendida depois da realização da concorrência pública que se realiza no dia 30. As três ETE‘s estão instaladas nas Ruas Getúlio Vargas, Francisco Guedes e Francisco Magalhães de Castro. Nesta primeira etapa do projeto, o sistema atende 400 casas.           

 

 

Secretarias relacionadas: