Já está tudo pronto para que mais um Centro de Inclusão Digital, do Programa Tecl@r, comece a atender a população. Na segunda-feira, 5, será inaugurado o da Japuíba, na Vila Nova, às 18h. O centro receberá o nome de uma moradora já falecida, Maria Waldiléia Gomes. Por ser muito querida na comunidade, a Prefeitura atendeu ao pedido da diretoria da associação de moradores do bairro e resolveu homenageá-la.
No Centro da Japuíba foram instalados 30 computadores. O centro tem capacidade para atender 240 alunos por dia. São oito turmas diárias com 30 alunos em cada uma. Durante a semana 1.200 pessoas farão o curso que é gratuito. As aulas começarão na terça-feira, 6.
O curso de informática, que é oferecido de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, é formado por dois módulos. No primeiro, o Básico, o aluno aprende a mexer nos programas Windows e Word e no segundo, nos programas Excel e Power Point.
- Os alunos se formam em dois meses e meio. Para receber o certificado de conclusão ele deverá ter uma média 7 e automaticamente estará inscrito para o módulo 2, - disse a coordenadora do Programa Tecl@r, Fernanda Telles, acrescentando que este novo centro irá beneficiar milhares de pessoas da Grande Japuíba.
O programa de Inclusão Digital oferece também acesso à Internet (cyber). No caso do Centro da Japuíba, as pessoas terão acesso a este serviço aos sábados, sempre das 9h às 15h.
Além dos Centros de Inclusão Digital no Centro da Cidade, Jacuecanga, Frade, Perequê e Japuíba, a Prefeitura criará mais um centro próximo a Enseada, um na Monsuaba e um na Ilha Grande. Além disso, as comunidades distantes serão atendidas por um ônibus itinerante do Tecl@r. Ele percorrerá diariamente os bairros como o Ariró, Bracuí, e os sertões oferecendo os cursos.
O curso de informática é oferecido gratuitamente para moradores de todo o Município, de qualquer idade, inclusive da Ilha Grande. Os interessados deverão fazer a inscrição nas associações de moradores dos seus bairros, colaboradora da Prefeitura para o desenvolvimento do projeto.