O auditório do teatro do Centro Cultural Theóphilo Massad ficou pequeno para receber o grande número de pessoas que foi até o local receber seus certificados de conclusão do curso de informática oferecido gratuitamente pela Prefeitura. A Secretaria de Integração Governamental, através da Subsecretaria de Informática, formou cerca de 500 alunos na primeira turma deste ano. Até agora já foram emitidos 4.783 certificados pelo Programa Tecl@r. O programa que oferece também acesso a informações em cyber já recebeu desde que foi implantado pelo secretário Bento Pousa Costa há dois anos, cerca de dez mil pessoas. Até agora o Tecl@r já formou cinco turmas com informática básica.
Os Centros de Inclusão Digital estão localizados no Centro da cidade, Jacuecanga, Frade e Perequê. Em agosto será inaugurado o da Japuíba, na Vila Nova. O centro terá capacidade de atender cerca de 270 alunos por dia. Nele, serão instalados 30 computadores. De acordo com o secretário Bento o projeto será ampliado mais ainda.
- Pretendemos criar mais um centro próximo a Enseada com mais 20 máquinas, um na Monsuaba e um na Ilha Grande. Além disso, as comunidades distantes serão atendidas por um ônibus itinerante do Tecl@r. Ele está sendo preparado através da parceria entre a Prefeitura, Viação Senhor do Bonfim, Costa Verde e a Locanty. Ele percorrerá diariamente os bairros como o Ariró, Bracuí, e os sertões, - falou o secretário Bento.
O curso é oferecido gratuitamente para moradores de todo o Município, de qualquer idade, inclusive a Ilha Grande. Os interessados deverão fazer a inscrição nas associações de moradores dos seus bairros.
- Hoje, qualquer profissional tem que conhecer informática. Eu tenho um carinho muito grande por este projeto porque ele propicia à população menos favorecida o acesso a essas facilidades. Eu agradeço as associações de moradores por colaborarem com o desenvolvimento e o sucesso do projeto, - disse o secretário.