Teatro toma as ruas da cidade

XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua movimenta Angra recebendo 200 artistas de todo país. Participe

Terça-Feira, 15/04/2008 | .

 

As ruas, as praças de Angra dos Reis são mais uma vez palco de uma das mais importantes manifestações culturais e genuinamente popular e gratuita: o badalado Encontro Nacional de Teatro de Rua. A cidade recebe até o dia 21, segunda-feira, companhias de teatro e quase 200 artistas de todo o país. Em sua 13ª edição, o evento começou nesta segunda-feira, dia 14, com o Circuito Cultural nas comunidades. Devido ao mau tempo a programação não pôde ser realizada integralmente, mas a apresentação do espetáculo Quem ri por último..., com a Cia. Os Palhaçologistas, foi um sucesso na Caputera. A peça foi realizada na escola municipal fazendo a alegria das crianças. O espetáculo conta como a partir de uma grande confusão uma prova de amizade se dá. É na simplicidade do espetáculo que, Empadinha (Silvana Libório) e Cotonete (Fernando Nelis) envolvem o público em uma atmosfera de alegria.

Com a previsão do mau tempo para os próximos dias, os espetáculos nas comunidades podem não ser realizados nas datas e horários programados. Nestes casos, os espetáculos serão remarcados e a programação divulgada na comunidade, mas em hipótese alguma deixarão de ser realizados.

O XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua vai até o dia 21 de abril, com 18 espetáculos, no Centro, além de várias performances com artistas de Angra e convidados. Na programação, também há oficinas para artistas, arte-educadores e para o público em geral. As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, das 10h às 22h, até quarta-feira, dia 16. As vagas são limitadas e já estão quase esgotadas.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis, Mário dos Anjos, o encontro já está consolidado e, este ano, o diferencial será a intensificação das apresentações nas comunidades, levando o teatro às pessoas mais carentes e distantes de um circuito cultural central.

Desde a década de 70, os grupos teatrais de Angra dos Reis se apresentam em diversos locais do país e até do exterior. Em 1990, o Grupo Cutucurim teve a idéia de realizar em Angra dos Reis um grande encontro. Através, o Centro Unificado de Cultura e Artes (CUCA) realizou a primeira edição do encontro. Este ano, vamos realizar o 13º ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO DE RUA – ANGRA DOS REIS, intensificando cada vez mais as apresentações nas comunidades para que todos tenham acesso à arte. Também valorizamos os talentos locais e a integração com artistas de diversos lugares para que a troca de experiência possibilite o crescimento profissional e a popularização desta arte milenar”, ressaltou Mário.


Programação


Mostra Oficial

Dia 17 - quinta-feira

Claufusão! Show de Palhaço - Pequeno Teatro de Retalhos/RJ

Sinopse - O ousado e irreverente Palhaço Claudinei, conhecido por suas intervenções hilariantes que passam do underground carioca  aos teatros infantis, apresenta o espetáculo contando com a participação do público. São seqüências tradicionais circenses e teatrais, que envolvem números de malabarismo, música, equilibrismo, mágica, animação de objetos e bonecos.

Local: Praça do Porto

Horário: 10h


Performances Angrenses

Dia 17 - quinta-feira

Glauter Barros – Contação de Histórias

Dalmo Saraiva – Figuras de Língua Agem

Silvana Libório – A Noiva

Cia. Álacre – Os Invisíveis

Cia. Show de Cenas – Ciganos

Alexandre Moraes e Marcela Marques – Fragmentos de Dias Gomes

Monique Eucário/Evelyn Ramos – Duas Mendigas

João Novaes e Luciano Araújo – Cãominhada

Sabriny Moraes – Estátuas.

Angra Cia. Teatral – Duas Velhinhas.

Local: Centro da Cidade

Horário: 11h às 16h


Mostra Oficial

Dia 17 - quinta-feira

Cortejo de Abertura do Encontro

Local: Saída do Teatro Municipal

Horário: 17h


Abertura Solene

Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 17 - quinta-feira

Andarilhos do Repente: bonecos na estrada

Grupo de Teatro Armatrux/MG

Sinopse – O espetáculo homenageia a arte do circo mambembe, contando as desventuras de cinco artistas que vivenciam aventuras divertidas e mirabolantes. Numa trajetória de sonhos e de magia, os intrépidos andarilhos vão passar por experiências transformadoras, tanto para eles quanto para o público, em uma mistura surpreendente de imagem, luz e efeitos.

Local: Praça da Matriz

Horário: 21h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Respiração + - Gabinete 3 /DF

Sinopse - Dois performers mudam o tempo. O ritmo da respiração em suspenso. A provocação beckettiana ligada ao movimento dos performers leva ao limite as possibilidades do corpo.

Local: Praça da Matriz

Horário: 10h e 17h45


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

La Truc - Passarela de ImaginaSom - Performer Cyril Hernandez

Espetáculo Internacional - França

Sinopse – O espetáculo é uma festa para os ouvidos. Uma mistura de música, dança, teatro e linguagem eletrônica, numa apresentação itinerante com diversas instalações sonoras espalhadas pelo trajeto. A apresentação conta com “os calderofones de pratos” e com "o carrinho de pipoca eletrônico". A sonoridade da água servirá de material para a experimentação sonora do artista, em uma semi-esfera instalada na rua, denominada Eau-Là.

Local: saído da Praça do Carmo

Horário: 10h30 e 17h


Performances convidadas

Dia 18 - sexta-feira

Cia. Séria - Terapia Pública/RJ

Coletivo Teatro da Margem - Corpos que ficam/MG

Anti-Cia de Teatro - Buk na Rua/RJ

Chilli - A Viagem de Chilli/RJ

Cia. Chegança – 20”: Hominem Bombus/MA

Grupo de Lá Pra Cá – Entreâmbicos/RJ

Horácio Storani – Lá do Alto – Intervenção nas Alturas/RJ

Jiddu Saldanha - A Mala da Fama/RJ

Cia. Cabeça Oca - O Homem que Calculava/RJ

Trio de Janeiro – IntervenSom/RJ

Local: Centro

Horário: 13 às 16h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Se Essa Rua fosse Minha - Palco Cia. de Teatro

Sinopse - No espetáculo, “Teresinha de Jesus”, “Pai Francisco” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil) são três personagens “brincantes”, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam, tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única que é crescer.

Local: Praça do Porto

Horário: 16H


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

O Vaqueiro que não sabia Mentir - Grupo Teatral Cutucurim

Sinopse - O ganancioso Fazendeiro Sebastião aposta com o Fazendeiro Euzébio um saco de dinheiro que irá fazer o seu fiel Vaqueiro Chico, que não mente, contar uma mentira braba. Sebastião e sua filha armam um plano, fazendo com que Chico se apaixone por ela e mate o Boi Barroso, de estimação do seu patrão. Acreditando que irá mentir quando o patrão perguntar.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Manuela e o Boto - Grupo Experimental de Teatro Vivarte – Rio Branco/AC

Sinopse - Manuela, menina vaidosa, mas de muita simplicidade, de um Seringal, vive a espera de seu príncipe encantado. Numa noite de luar, Manuela encontra um moço encantado em boto e se apaixona. Ao contrario da lenda, em que o rapaz é um boto, ele foi enfeitiçado depois de um naufrágio e perdera a família. O rio o salvou, transformando-o em um de seus  habitantes.

Local: Praça da Matriz

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

O Salto - Cia. Será o Benedito!?/RJ

Sinopse - O Palhaço Migué Bruguelo Ditoefeito, personagem que tem no seu nome a síntese do espírito e malevolência do Brasil, anuncia que vai dar três saltos de os olhos vendados, sem tirar o pé do banco. Mas até que se prepare tudo pode acontecer,  inclusive cumprir com o prometido.

Local: Praça do Porto

Horário: 10h


Mesa de bate-papo

Dia 19 - sábado

O Teatro de Rua e a Questão Social”

Prof. Dr. Narciso Telles – UFU/MG

Ator, Diretor e Palhaço Carlos Biaggioli - Rocokós/SP

Ator e Diretor Luiz Carlos Vasconcelos – Piolim/PB

Mediador: Jornalista e Mestranda Edinamária Mendonça – PPG-MS/UNIRIO

Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 11h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

Café Pequeno da Silva e Psiu - Grupo Off-Sina/RJ

Sinopse - Café Pequeno chega a um circo sem lona, cantando com a sua inseparável vassoura. O “apresuntador” não aparece e o palhaço tem que fazer o espetáculo sozinho. Ele resolve varrer o picadeiro e ensaiar o público com placas onde se lê: aplausos, gritos, gargalhadas, silêncio e finalmente, bom espetáculo.

Local: Praça do Porto

Horário: 16h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

A Comédia de Arlequim&mirandolina - Carrera Gomlevsky/RJ

Sinopse – Tem como objetivo revisitar o estilo da Commedia dellÁrte que, desde o seu surgimento, na Itália, no século XVI, é uma referência fundamental na construção da história do teatro ocidental. O foco é o trabalho do ator, já que o gênero nasceu em tablados improvisados em praças.

Local: Praça da Matriz

Horário: 18h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

O Espetáculo não Pode Parar!!!”

Quintal do Circo /ANGRA dos REIS.

Sinopse - O sonho, a magia e o encanto do circo, movem um palhaço. Com seu humilde picadeiro, guardado dentro do seu “calhambike”, percorre ruas e praças em busca da platéia. Quando a encontra, o espetáculo acontece através da fantasia e da inocência, apresentando uma seqüência de números com músicas, danças mágicas, truques e malabarismos.

Local: Praça do Carmo

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

A Brava - Brava Companhia/SP

Sinopse - Uma jovem camponesa, em 1429, segue “vozes” e atravessa parte da França para convencer o rei a guerrear contra a Inglaterra. Foi qualificada das formas mais diversas: desde donzela, como ela mesma se intitulou, até prostituta, apelido lhe dado pelo oposto da guerra. Morreu como herege, mas no século XX, virou santa, e depois foi considerada libertária.

Local: Praça do Porto

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Lançamento de Livros com bate-papo

Grupos Ta na Rua/RJ e Teatro Popular União Olho Vivo/SP.

Diretor: César Vieira – Teatro Popular União e Olho Vivo.

Produtor e Pesquisadora: Liko Turle e Jussara Trindade Medeiros – Tá na Rua

Local: Centro Cultural Theóphilo Massad

Horário: 11h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Barbosinha Futebó Crubi: uma história de Adonirans - Teatro Popular União Olho Vivo/SP

Sinopse - Uma peça teatral que através de um jogo de futebol narra a luta do compositor paulista Adoniran Barbosa em prol da música popular brasileira.

Local: Praça do Porto

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

A Farsa do Pão e Circo - Grupo Teatro de Caretas/CE

Sinopse - é inspirado no entremeio “Todo mundo e ninguém”, do auto secular de Gil Vicente que faz uma série de considerações sobre a moral humana e o universo do artista de rua.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Medéa - Grupo Teatro Meio Fio/RJ

Sinopse - O que acontece quando não se tem mais nada a perder? Quando frustração e opressão tomam forma de revolta? É chegada a hora de resolver a terra infértil da moral. O ato terrível da vingança é irreversível: a desesperada Medéa vai enterrar seu punhal na carne macia e tenra de seus filhos.

Local: Praça Guarda Marinha Grenhalg (em frente ao Teatro Municipal)

Horário: 21h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Rio chora, Chora Rio - Cia. da Lua/ANGRA

Sinopse - Cia. da Lua sai em procissão pelas ruas da cidade, com velas, sinos e entoando uma ladainha que clama pelos rios. O público acompanha emociona-se, transporta-se ao passado com saudosismo e seguindo o grupo melodiosamente cantam junto fazendo uma notável homenagem.

Local: Aterro do São Bento

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

A Incrível Viagem da Família Aço - Cia. Entreato/RJ

Sinopse – Pelo folclore brasileiro, a Cia. Entreato - vencedora de diversos prêmios – exibe um espetáculo para criança, mas que os adultos adoram.

Local: Praça do Carmo

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

Eh Boi! - Teatro Kabana/MG

Sinopse - Ao som de caixas, violas, pandeiros e inebriado pela folia, o Grupo Kabana pede licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o BOI. Um espetáculo de teatro de rua, inspirado em folguedos populares brasileiros em que o boi é amplamente cultuado e reverenciado.

Local: Praça do Porto

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

Deus e o Diabo na Terra de Miséria

Oigalê – Cooperativa de Artistas teatrais de Porto Alegre/RS

Sinopse - Livre adaptação do Capítulo XXI do livro "Dom Segundo Sombra" de Ricardo Güiraldes para o teatro de rua, mais conhecido como Ferreiro e a Morte. “Deus e o Diabo” é um causo que vira teatro, trova, rima e música. Uma farsa gaudéria que conta como a miséria ficou espalhada pelo mundo.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Contando Estórias - Cia. Álacre

Sinopse - Um rei, um lenhador que é médico, uma princesa que não fala, um coelho, três crianças, uma fada do dente, um rabugento, uma menina, uma apresentadora; num lugar que é programa de televisão, é floresta, é castelo e é uma praça... a história se mistura em outra história, a verdade se mistura com a imaginação.

Dia 15 - terça-feira

Local: Serra D‘água

Horário: 10h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Gamboa

Horário: 10h

Local: Perequê

Horário: 15h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: O Auto do Trabalhador - Grupo Teatral Cutucurim

Sinopse - Casal de nordestinos recebe a visita do anjo carteiro, que anuncia à esposa Maria sua gravidez. Com seu esposo José, ela vai para o Rio de Janeiro. São revistados por policiais e pedem permissão a bandidos para subirem à favela, onde moram os primos Isabel e Zacarias. Sem emprego, Maria, tem o filho na fila do INSS. A mistura de símbolos com fatos atuais.

Dia 15 - terça-feira

Local: Campo Belo

Horário: 18h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Frade

Horário: 20h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Quem ri por último...

Cia. Os Palhaçologistas

Sinopse - Quem já não fez uma brincadeira de mau gosto? É assim que o espetáculo começa... Criando com isso muita confusão e a partir daí tem-se a prova de uma verdadeira amizade. É na simplicidade do espetáculo que, Empadinha (Silvana Libório) e Cotonete (Fernando Nelis) envolvem o público em uma atmosfera de alegria.

Dia 15 - terça-feira

Local: Vila do Abraão

Horário: 10h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: “3 em 1” - Trupe do Descoco

Sinopse - O espetáculo mostra como é importante e fácil ficarmos “tranqüilões” no nosso papel de cidadão no mundo de hoje.

Dia 15 - terça-feira

Local: Vila Nova

Horário: 17h

Local: Areal

Horário: 20h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Ariró

Horário: 16h

Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Viagem à baía dos Reis - Cia. da Lua

Sinopse - O espetáculo conta de maneira alegre e descontraída os principais fatos, as lendas e o folclore de Angra dos Reis, que completou 506 Anos no dia 6 de janeiro de 2008.

Dia 15 - terça-feira

Local: Enseada

Horário: 10h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Camorim

Horário: 10h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Por que a Noiva Botou o Noivo na Justiça - Cia. Fábrika do Entretenimento

Sinopse - A noiva sonha com o casamento e uma vida feliz. Faz simpatias, promessas, jejum e macumba. Assim, arranja marido, casa-se e vem a decepção... O noivo sempre teve dúvidas, pois a parteira não soube dizer seu sexo. Virou rapaz e casou-se com uma linda moça, mas com o casamento veio a grande descoberta: ele não gostava de mulher. 

Dia 15 – terça-feira

Local: Bracuhy

Horário: 10h


Oficina aberta

Dias: 17, 18 e 19

* Técnicas Circense

Local: Lona no Cais de Santa Luzia

Horários: 8 às 11h e 14 às 17h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 13, 19, 20 e 21

*Maquiagem – Marcelo Andriotti

Local: Convento São Bernardino de Sena

Horário: 13 às 16h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 19, 20 e 21/04

*Cenário e Figurino – Neyva Santiago

Local: Centro Cultural Theóphilo Massad

Horário: 13 às 16h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 20 e 21/04

*Cia. Bonecos Urbanos – Rubinho Louzada e Eduardo Alves

Local: Casa da Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 13 às 16h



Curadoria: Michelle Cabral


Secretarias relacionadas: