Começou a maratona cultural pelas ruas de Angra: é o Encontro Nacional de Teatro de Rua que a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos estará realizando até o dia 18 de março, com 16 grandes espetáculos, incluindo grupos de diversos locais do país, uma companhia internacional da Sérvia e grupos locais.
O Encontro que apresentará também performances, oficinas e mesa-redonda, foi resgatado pelo governo municipal e está sendo valorizado a cada ano que passa. Nesta edição, a Prefeitura está levando o teatro para diversos outros bairros da cidade além do Centro, inclusive para a Ilha Grande.
No dia 13, o Encontro foi aberto com passeata de artista nas ruas do Centro, às 17h30, e com o belo espetáculo do Grupo Teatral do Rio de Janeiro, FarsaCena, encenando “Sonhos de Uma Noite de Verão”, às 21 horas, para uma platéia que lotou a Praça da Matriz, demonstrando novamente como a cidade valoriza e participa com vontade dos espetáculos de rua.
A Passeata que saiu do Centro Cultural reuniu dezenas de artistas que percorreram as ruas com grande astral, cospe-fogo, pernas de pau, palhaços, dragões, malabares, banda de música, estandartes e muitas fantasias.
Os destaques da passeata foram a inclusão das figuras folclóricas da cidade, “A Vaca e a Burrinha Malhada” e o pequeno Igor de 3 anos que desfilou com muita graça com uma pequena perna de pau ao lado do tio todo orgulhoso, o Palhaço de Angra, representado pelo artista Luciano.
Outra novidade que agitou a passeata foi a execução pela Banda da Cidade de trechos das músicas da tradicional Festa do Divino de Angra dos Reis. O cortejo foi acompanhado pelo Secretário de Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura Marcus Veníssius Barbosa, pelo Subsecretário de Cultura Marcelo Tavares, Curador do Encontro Narciso Telles; e pelo representante da Secretaria de Cultura do Estado, Caíque Botkay.
Na abertura oficial, Marcus Venissius agradeceu a presença maciça do público angrense e afirmou que o compromisso da Prefeitura de Angra, com a população e seus artistas, será sempre facilitar o acesso à cultura. Reafirmou que o sonho da Prefeitura é transformar Angra na “Cidade do Teatro” e ampliar cada vez mais o Encontro de Rua trazendo mais grupos internacionais e levando os espetáculos para todos os bairros periféricos.
O FarsaCena, primeiro grupo do Encontro, se esmerou na apresentação com texto de Shakspeare adaptado para rua com muita música e dança contando a história dos apaixonados Hérnia e Lisandro e de amores não correspondidos.
Segundo Robson Sanches, que dirige o espetáculo com Monique Carvalho, é com alegria que retornaram à Angra, dessa vez para participar do Encontro de Teatro de Rua. O FarsaCena já esteve na cidade na Festa Internacional de Teatro.
_ Nossa proposta com teatro de rua é socializar a cultura, é fazer com que o público participe e que haja troca de cumplicidades. Conseguimos mais uma vez realizar nosso intuito-, disse ele.
Ana Gabriela Martins, 19 anos, foi para a praça acompanhada de diversos amigos. Ela curtiu todas as cenas e aplaudiu de pé no final.
-Gosto muito de teatro e só tenho condições de assistir as peças quando elas são gratuitas. Por isto acho que sempre temos que prestigiar eventos como este e torcer para que a Prefeitura faça cada vez mais encontros desta qualidade, disse ela..
O Encontro Nacional de Teatro de Rua apresentará nove espetáculos nacionais, um internacional e seis de Angra. Os palcos são as ruas e praças do Centro, da Vila Histórica de Mambucaba, do Abrão (Ilha Grande), Village, Camorim e de Monsuaba. Se chover, os espetáculos do Centro serão transferidos para o Convento São Bernardino de Sena. Nos bairros, os espetáculos irão para os Centros Comunitários ou pátios de escolas municipais.
O evento terá ainda 3 oficinas com os temas perna de pau, direção e interpretação; uma mesa redonda que discutirá“Teatro de rua e as políticas de cultura”; e uma conversa com a Diretora Jadranka Andjelic, da Sérvia, além de diversas performances urbanas pelas ruas da cidade.
Diversos grupos estarão se apresentando como O Imbuaça do Sergipe, o Tá na Rua, do Rio de Janeiro e o Ventoforte de São Paulo. Também vão marcar presenças, o grupo Cronos, de Goiás; o Teatro de Roda, de Minas Gerais; a Cia Candongas, do Rio Grande do Sul; o Falos & Stecus , de São Paulo e o Teatro de Rocokoz (Um Show de Variedades Palhacísticas, entre outros.
Além desses, há ainda a atração internacional: a Companhia de Teatro Nômade / Espanha Dah Theater Research Center, de Belgrado/Sérvia com o espetáculo “Espelho Móvel”. Grupos da cidade como o Cutucurim, Cia de Palhaços e Com Licença Estamos em Cena, também vão abrilhantar o Encontro.
Confira a programação e não perca os espetáculos que, com certeza, vão deixar toda a cidade mais feliz.
PROGRAMAÇÃO
Espetáculos
Dia 14
21h – A Lenda da Padroeira
(Grupo Cutucurim / AR)
Local: Praça Gal. Osório (Praça do Carmo)
Dia 15
17h – O Pagador de Promessas
(Grupo Cronos / RJ)
Local: Praça Gal. Silvestre Travassos (Praça da Matriz)
19h – Negreiros
(Grupo Com Licença Estamos em Cena / AR)
Local: Cais de Santa Luzia
22h – Espetáculo Internacional
Espelho Móvel
(Teatro Nômade/Espanha & Dah Theater Research Center de Belgrado/Sérvia)
Local: Praça Gal. Silvestre Travassos (Praça da Matriz)
Dia 16
17 h – Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança
(Teatro que roda / GO)
Local: Rua do Comércio
21h – Commedias a la carte
(Cia Candongas / MG)
Local: Praça Gal. Silvestre Travassos (Praça da Matriz)
Dia 17
17 h - As 4 chaves (Teatro Ventoforte / SP)
Local: Praça Gal. Osório (Praça do Carmo)
19h – Teatro Chamado Cordel
(Imbuaça / SE)
Local: Praça Gal. Silvestre Travassos (Praça da Matriz)
22h - Mithologias do Clã
(Falos & Stercus / RS)
Local: Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto)
Dia 18
17h – Um Show de Variedades Palhacísticas
(Teatro de Rocokóz / SP)
Local: Praça Gal. Silvestre Travassos (Praça da Matriz)
20h – Espetáculo de Encerramento –
Dar não dói...o que dói é resistir
(Ta na Rua / RJ)
Local: Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto)
Espetáculos nos Bairros
Dia 14
17h - Quem ri por último...
(Os Palhaçologistas / AR)
Local: Vila Histórica de Mambucaba – Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Dia 15
17h – O Auto do Trabalhador
(Grupo Cutucurim / AR)
Local: Village – Centro Comercial
17h – Contando Estórias
(Cia Álacre de Teatro/AR)
Local: Camorim – rua em frente a E. M. Cel. João Pedro de Almeida
Dia 16
17h – Porque a Noiva Botou o Noivo na Justiça
(Fábrika do Entretenimento / AR)
Local: Vila do Abraão – Praça da Igreja de São Sebastião
19h – Vamos Rir?! (Cia. de Palhaço / AR)
Local: Praça da Monsuaba
Oficinas
Dias 17 e 18
Perna de Pau
Oficineira: Lígia Veiga (RJ)
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
Local: Convento São Bernardino de Sena
Interpretação
Oficineira: Bya Braga (MG)
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
Local: Convento São Bernardino de Sena
Direção
Oficineiro: André Carreira (SC)
Horário: 9 às 12h e 14 às 17h
Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
Mesa Redonda
Dia 14
15h – Tema: “Teatro de rua e as políticas de cultura”
Expositores: Caíque Botkay (RJ), Carlos Biagiolli (SP) e Licko Turle (RJ)
Mediador: Adilson Florentino(RJ)
Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
CONVERSA
Dia 16
10h – Com a Diretora Jadranka Andjelic (Sérvia)
Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis
PERFORMANCES
Dia 14
16 às 20h – Performances Urbanas
Cia. das Sombras, Glauter Barros, Dalmo Saraiva, Atuandantes, Angra Cia. de Teatro e Conceição Correa.
Local: Diversos pontos da Cidade