A Prefeitura promoveu durante todo o dia de sexta-feira, 30, o Seminário de Prevenção e Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal. Participaram do encontro, que aconteceu no Centro de Estudos Ambientais, CEA, representantes de departamentos da Saúde que lidam rotineiramente com os temas, como assistência básica, às mulheres, às deficiências, epidemiologia, unidades de saúde do município e ESFs, entre outros.
Na mesa de abertura o subsecretário de Saúde, Marcelo Freire, a representante da Fusar e coordenadora de Atenção Básica, Mara Christina entre outros.
- O dia 28 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Luta contra a Mortalidade Materna. Estamos criando essa oportunidade para discutir esses assuntos que fazem parte da rotina do profissional que lida diretamente com isso, é esse o objetivo deste encontro, - disse Mara Christina.
Para o subsecretário de Saúde este é um momento ímpar e deve servir de modelo para debates e discussões mais abrangentes.
-O seminário é um facilitador para troca de experiências e busca de soluções. Devemos aproveitar esses momentos e aprimorarmos nosso trabalho para cuidar com mais qualidade da população de nossa cidade, - falou Marcelo.
A parte da manhã foi dedicada à apresentação dos novos membros do Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Mortalidade, Infantil e Fetal; homenagens aos membros pela dedicação à promoção da saúde e cidadania de mulheres em Angra dos Reis e a equipe de enfermagem. Debates foram realizados tendo como o tema a Mortalidade Infantil e a Mortalidade Materna e Infantil em Angra dos Reis.
Na parte da tarde acontece uma mesa redonda: Prevenindo a Mortalidade Materna e Infantil; Assistência de Puericultura no Módulo da ESF Perequê I; A experiência do Hospital de Praia Brava. Logo depois segue o debate sobre os temas; entrega de certificados e o encerramento.