Semana da Leitura

Alunos de escolas municipais que mais leram este ano são homenageados no VI Encontro dos Alunos Leitores

Quinta-Feira, 18/10/2007 | .

A Semana da Leitura promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, foi aberta na noite de terça-feira, dia 16, com o tema “Ler e Escrever: Compromisso de Todas as Áreas”. Diversas atividades estão sendo realizadas para incentivar e valorizar a leitura, hábito que abre as portas do conhecimento a pessoas de todas as idades.
Na manhã desta quinta-feira, dia 18, foi a vez de homenagear os alunos de escolas municipais que mais leram este ano. Esta é a sexta edição do Encontro de Alunos Leitores que a Prefeitura promove. Durante a cerimônia, realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA), os alunos deram um show de amor à leitura. Os alunos que participaram do encontro também receberam brindes ao responder perguntas sobre a literatura em geral como nome de autores.
A cada três grupos de escolas, os vencedores receberam um certificado de aluno leitor do ano e livros diversos. A cada premiação um aluno apresentava uma música, indicava um livro que leu ou recitava uma poesia. O destaque da manhã ficou por conta da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, que levou um grupo de alunos para encenarem um texto de Monteiro Lobato. A peça foi sobre o texto “O baú de Emília”, através da qual é contada a história de um tesouro perdido no Sítio do Pica Pau Amarelo. Um mapa que é encontrado na canastra da boneca de pano Emília indica que há um baú no sítio. Emília que se julga dona do tesouro é surpreendida pelo seu dono: um pirata. Ele acaba concordando em dividir o tesouro com a boneca. Ao abrir a caixa, diversos livros são encontrados. Então o pirata revela que este é o verdadeiro tesouro porque abre todas as portas, sendo através dele vivenciar romances, aventuras e muito mais.
À tarde, no CEA, profissionais da Prefeitura se reúnem novamente para a apresentação de Projetos de Leitura. As atividades ainda prosseguem na manhã de sexta-feira, dia 19, na Praça Getúlio Vargas com o programa “Biblioteca Vai à Praça”.

Secretarias relacionadas: