Um café da manhã oferecido pela Prefeitura ao ministro de Turismo Walfrido Mares Guia, na quinta-feira, 28, selou um compromisso de parceria entre a Prefeitura e o Ministério de Turismo, para revitalização da orla. O convênio foi assinado entre o prefeito Fernando Jordão, o ministro Walfrido Mares Guia e o superintendente Regional do Sul Fluminense da Caixa, Hélio Volgari Braga. O Ministério de Turismo, através do Programa Turismo no Brasil, liberou recursos na ordem de R$ 2.437.500,00 para a elaboração do projeto. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 487.500,00. O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa esteve presente a cerimônia que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.
A Caixa, que também esteve representada pelo gerente da agência de Angra dos Reis, Daniel Pagung e o gerente Regional do Setor público, Fernando Rabello, será responsável pela liberação do dinheiro. O projeto da Prefeitura deverá ser analisado em até 120 dias. Depois de etapas burocráticas e licitatórias cumpridas, as obras deverão iniciar no começo do segundo semestre de 2007. A caixa também terá como incumbência acompanhar e vistoriar o andamento do projeto.
Estiveram presentes a cerimônia o deputado federal Luiz Sérgio, o secretário Nacional de Políticas no Turismo, Aírton Nogueira, os vereadores, o presidente da Câmara, Carlinhos Santo Antônio, Fiote, Essiomar Gomes, Odir Plácido, Marco Aurélio Vargas, Vilma dos Santos, Aguilar Ribeiro e José Maria Justino, além do presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira, o diretor do SAAE, Carlos Alberto Marcatti, o chefe de Gabinete, João Massad Neto, o pastor Toninho, e os secretários de Pesca, Humberto Martins; de Obras, Cláudio Sírio; de Administração; Carlos Renato Pereira Gonçalves.
O projeto de revitalização, segundo o secretário Bento, prevê a recuperação do prédio da Casa Larangeiras e do mercado redondo, onde atualmente é comercializado pescado.
- Transformaremos o prédio em um complexo de artesanato, cursos e oficinas. A parte de cima será um espaço cultural e de aperfeiçoamento para o segmento turístico. E a de baixo será ocupada pelos artesãos que receberão especialização e poderão vender seus produtos. O mercado quadrado será derrubado para dar lugar a uma grande praça, e o mercado redondo será mantido. Toda esta área será caracterizada com estilo de época, para formar um centro gastronômico. Os pescadores ganharão seu espaço na parte de trás do prédio da Casa Larangeiras, com uma área de beneficiamento de peixe toda estrutura, - disse o secretário.
O ministro Walfrido Mares Guia, ficou impressionado com a qualidade dos projetos apresentados e já executados, pelo prefeito Fernando Jordão, inclusive o do Angra Legal, que cuida da preservação do meio ambiente.
- Vejo a administração de Angra de uma maneira bastante positiva. Estamos celebrando este convênio pelo mérito da Prefeitura. Pouquíssimas cidades querem fazer coisas concretas. O prefeito Fernando Jordão e sua equipe entendem o turismo como negócio, com a manutenção, a preservação do meio ambiente, que conseqüentemente proporciona geração de renda. Poucas cidades vão receber dois milhões de recursos. Angra tem projetos, equipe, organização e diálogo. O que depender de mim eu farei para ajudar esta cidade,- declarou o ministro que recebeu de presente livros, camisas e um barco de madeira, do prefeito.
O deputado Luiz Sérgio falou da alegria de estarem juntos celebrando este convênio importante para Angra, neste ano que se encerra, revelando que o ministro vai permanecer no governo federal, e por conta disso, Angra só terá a ganhar.
O prefeito Fernando Jordão comemorou mais uma etapa vencida do grande projeto de revitalização elaborado para o Centro da cidade e sua orla.
- Estamos trabalhando com todas as esferas, independente da bandeira política. Estou muito feliz com mais esse convênio firmado para melhorar a nossa cidade. Agradeço ao ministro, em nome do meu povo, que sempre abriu as portas de Brasília para nós, com atenção e carinho, - falou o prefeito Fernando Jordão.