Para os moradores da Ilha da Gipóia, turistas e para todos que amam as dezenas de praias que a ilha oferece, a Prefeitura de Angra dos Reis somou pontos imensuráveis ao iniciar um importante projeto em defesa da natureza e dos direitos dos cidadãos: a demarcação de trilhas instituindo servidões públicas que garantem o acesso a diversas praias e moradias dos ilhéus.
O primeiro trecho decretado como servidão pública possui 3.050 metros e vai da Praia das Flexas à Praia do Vitorino. Brevemente outros trechos serão beneficiados com a mesma ferramenta legal que é o decreto municipal.
Para comemorar o evento, a Secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito, junto com diversas pessoas da equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, inclusive com o novo grupo de vigias ambientais, foi até a Ilha da Gipóia no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, comunicar a boa notícia aos moradores. Acompanhando a comitiva estava o Vereador Marco Aurélio Vargas, que tem família residindo no local.
A servidão pública sai da Praia das Flexas , passa pelas praias da Fazenda, Tenório, Morcego e Vitorino. O Decreto que a institui é o de Nº 5.299 de 18 de maio de 2007. Ele é assinado pelo Prefeito Fernando Jordão que já esteve no local vistoriando as obras.
O Prefeito resolveu fazer o decreto municipal das servidões da Gipóia porque entende o grande valor histórico e natural das trilhas que estão secularmente no local beneficiando os que lá moram e sendo atrativos importantes para o turismo local.
Nas servidões públicas são impedidas quaisquer tipos de obras que modifiquem suas condições atuais como cercas, portões ou que dificultem ou impeçam o livre trânsito das pessoas
A primeira servidão garantida pelo Decreto está totalmente sinalizada pela Prefeitura com placas e outras benfeitorias e devem ser protegidas e preservadas por todos.
As demais trilhas da Gipóia também serão demarcadas, garante a Secretária de Meio Ambiente , Elizabeth Brito. Durante a visita, a comitiva também percorreu trechos da trilha que liga a Praia das Flexas a Praia da Jurubaíba . Os moradores do local reivindicaram à Secretária que ela seja a próxima a ser protegida através de decreto municipal.
Subsecretaria de Comunicação 3365.3476 e 3365.2110