Projeto Âncora Verde em ação

Prefeitura iniciou a marcação dos primeiros pontos onde a água e a areia do mar serão submetidos à análises

Quarta-Feira, 03/01/2007 | .

 
 
 
O Projeto Âncora Verde da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Angra dos Reis saiu do papel efetivamente na manhã do dia 2 de janeiro com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente daPrefeitura e da empresa Hidroclean (parceira no projeto). Eles saíram da marina do Shopping Piratas Mall’s e iniciaram a primeira etapa do projeto, marcando os primeiros 30 pontos da costa do município,  onde a água e a areia do mar serão submetidos a análise química.
O Projeto tem como objetivo reeducar ambientalmente a população que vive à beira-mar, e pontuar com âncoras verdes que variam de uma a cinco, as embarcações, lanchas, marinas, condomínios, estaleiros e hotéis para que funcionem ecologicamente corretos, não poluindo o mar com óleo, esgoto, lixos, produtos químicos e demais poluentes. As âncoras funcionarão como as pontuações dos hotéis, que são classificados com estrelas conforme a qualidade de serviços prestados. Quem receber cinco âncoras estará tratando o meio ambiente com excelência.
Na segunda etapa do projeto, depois que os pontos forem totalmente marcados, a Prefeitura iniciará a análise química da água e da areia do mar para saber qual o material poluente e o grau em que a poluição se encontra. Essas análises serão feitas periodicamente. Além da análise da água e da areia, a Prefeitura também fará o estudo das marés, pois elas também trazem materiais poluentes.
Na terceira etapa, com o resultado da análise pronto, a Prefeitura indicará para as empresas, hotéis, marinas, estaleiros, embarcações e comunidades poluentes, que caminhos elas deverãotrilhar, para diminuir até chegar a eliminar o grau de contaminação.
As âncoras serão mudadas conforme as correções ambientais que os envolvidos forem efetuando para diminuir o grau de poluição e agredir cada vez menos a baía de Angra.
No dia 2, a equipe da Prefeitura que saiu em campo foi formada pela Secretária de Meio Ambiente Elizabeth Brito, Subsecretário de Meio Ambiente, Leonardo Maltarolli e pelos biólogos Fernando Moshen e Karen Braune. Eles saíram juntos com representantes da Hidroclean, da Marina do Piratas Mall’s numa lancha especial que ficará exclusivamente cedida para o projeto, com motor de popa à gasolina 4 tempos (sem utilização de óleo, com classificação 3 estrelas, significando zero por cento de poluição) e sistema de alimentação movido à energia solar. Marcaram os locais para análise até a proximidade de Garatucaia. Eles esperam até o final da semana finalizar a marcação  que poderá totalizar cerca de 90 pontos em toda a baía.

Secretarias relacionadas: