Projeto Angra Salva Sua Memória

Cultuar homenageia D. Antônia Meira do Nascimento no Projeto Angra Salva Sua Memória

Segunda-Feira, 19/05/2008 | .

 D. Antônia Meira do Nascimento foi homenageada na manhã de sexta-feira, dia 16, em frente à Igreja Matriz, através do Projeto “Angra Salva Sua Memória – Vida e Obra”, desenvolvido pela Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar). Foi montada uma exposição de fotos da família, tornando pública a história de vida da homenageada.
D. Antônia Meira do Nascimento, nascida em 19 de outubro de 1915, em Barra Grande, distrito de Paraty. Filha de Alacrino Manoel Meira de Laura Sodré da Nóbrega Meira, reside em Angra dos Reis de 1925. Casou-se com Euclydes do Nascimento em 1937 e tem seis filhos, dezessete netos e dezenove bisnetos.
Dedicada aos afazeres da casa de sua vida profissional como costureira, encontrou tempo ainda para dedicar-se à confecção de roupas infantis para os menos favorecidos, participando ativamente da ORAR (Organização Religiosa de Angra dos Reis), desde 1958 até os dias de hoje. Nesta atividade já confeccionou cerca de 20 mil peças de roupas infantis para crianças carentes. Religiosa, ela pertence à Ordem Terceira do Carmo desde 1961.
“Depois que casei, trabalhei que nem uma condenada, trabalhava na enxada, carregava banana nas costas, fazia lenha, socava milho no pilão, socava café, torrava café, arrancava mandioca, criava porco e galinha e ainda costura para fora. Tudo para ajudar a educar as crianças”, conta D. Antônia.

Secretarias relacionadas: