Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 11, a 8ª reunião do Programa Comunidades de Angra. Assim como na 7ª reunião o assunto abordado foi a elaboração de um Plano de Ações para priorizar as intervenções que o poder público vai realizar no Bairro através da gestão compartilhada. O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Jorge Luiz Pereira, também estava presente, assim como tem feito desde o início da implantação do Programa no Morro do Tatu.
A comunidade que existe desde 1945, quando existiam apenas quatro casas na localidade, propôs 106 ações no Bairro. Relacionadas ações de Questões Urbanas, Meio Ambiente, Trabalho e Renda, Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Assistência Social e de Saúde. Na reunião os moradores fizeram uma Matriz de Priorização dessas ações, ou seja, ordenaram as propostas relacionando seu impacto na comunidade e na vida dos moradores e a facilidade de implantação e operação. O objetivo foi determinas as ações que estarão no Plano de Ações da comunidade, as que estarão no Plano de Intenções e as Ações Já Existentes ou Não Aplicáveis.
Terminada essa etapa o Programa passa para a fase de gestão compartilhada. No dia 18 de dezembro, serão definidos os membros do Comitê Comunitário e definidas suas atribuições e responsabilidades. O Comitê Comunitário, formado por moradores do Morro do Tatu vai acompanhar junto à Prefeitura os projetos. Após um intervalo devido às festividades de fim de ano, será realizada na comunidade no dia 8 de janeiro, uma reunião para apresentar o Plano de Ações, o Comitê Comunitário e a programação de implantação do programa no Morro do Tatu.
Essas reuniões fazem parte das 10 etapas de implantação do Programa Comunidades de Angra. Seu objetivo é transformar a vida das pessoas e o ambiente onde elas vivem. Já começou a ser implantado nos Morros da Caixa D’ Água e do Santo Antônio II, no Monte Castelo e na Fortaleza.