Nem a chuva impediu que o grupo de moradores do Morro do Tatu que tem marcado presença nas reuniões do Programa Comunidades de Angra comparecesse, na noite de terça-feira, dia 27, ao sexto encontro realizado no bairro. As reuniões fazem parte das 10 etapas da fase de planejamento de um plano e da implementação de suas ações voltadas a alcançar um futuro com mais oportunidades, melhores serviços e condições para se viver.
Na terça, a equipe de trabalho do Programa Comunidades de Angra e os moradores do Morro do Tatu passaram a elaborar o plano de ação a partir do planejamento das ações. Após passar pelas etapas de conhecimento da realidade da comunidade e da visão de futuro que os moradores têm, eles começaram a planejar e priorizar as ações necessárias para que o local em que moram seja muito melhor.
Os moradores, muito empolgados, não deixaram de apontar o que deve ser feito no local em relação a questões urbanas como obras de calçadas, quanto à iluminação, à acessibilidade e às necessidades quanto à água e o esgoto, entre outras. Esta fase do programa é de extrema importância, pois é nela que os moradores têm a oportunidade de determinar o que e como se deve fazer para alcançar o futuro desejado. Ainda nesta esta do plano de ação, serão realizadas mais duas reuniões: dias 4 e 11 de dezembro. Depois, o programa passa à fase da gestão compartilhada. Com isso, no encontro de 18 de dezembro, serão definidos os membros do Comitê Comunitário e definidas suas atribuições e responsabilidades. È o Comitê Comunitário que vai acompanhar junto com órgãos municipais os projetos. Após um intervalo devido às festividades de fim de ano, uma reunião de encerramento da fase de planejamento será realizada na comunidade no dia 8 de janeiro, quando será apresentado o Plano de Ação, o Comitê Comunitário e a programação da fase de implantação do programa no Morro do Tatu.