Programa Artesanato de Angra

O lançamento da marca do artesanato de Angra que se chamará "Arte dos Reis" será no dia 21

Quarta-Feira, 08/11/2006 | .

A Prefeitura, através da Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, está implantando o Programa Artesanato de Angra dos Reis, que dará suporte ao artesão no que diz respeito a mercado, legislação, tecnologias, designer, comercialização entre outros assuntos ligados ao setor. A prioridade do programa é fazer com que a produção artesanal do Município tenha maior qualidade e, conseqüentemente, melhor acesso ao mercado. O Projeto busca suportes para a qualificação dos artesãos e das associações de classe visando prepará-los para atender o mercado interno e externo.
 
Depois de cadastrar os artesãos, a Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia,  está realizando o diagnóstico do artesanato de Angra dos Reis:  o que fazem, como fazem, onde fazem, para quem vendem, onde vendem, quanto ganham e quais suas dificuldades. O Programa também abrange os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, no caso o Programa Sertão Vivo/Ilha Viva, pela Secretaria de Ação Social, no caso as oficinas desenvolvidas no PAIF e pela Secretaria de Saúde, através das oficinas dos usuários do Centro de Atendimento Integrado em Saúde Mental (CAIS).
 
Com o resultado desse diagnóstico será realizado um workshop com cerca de 80 artesãos, que abordará temas como: a história do artesanato, suas ligações com a culinária, a importância da cor, descobrindo as essências de Angra dos Reis e processos de desenvolvimento de produtos. O workshop acontecerá em dezembro.  A partir daí se terá um perfil sobre qual o tipo de artesanato que é feito em cada um dos bairros e distritos, o número de artesãos, o volume/quantidade de peças produzidas e quais as oficinas e ações necessárias para tornar esse trabalho competitivo, traçando um plano de ações necessárias ao desenvolvimento do artesanato de Angra dos Reis.
 
Além disso, já estão em andamento  estudos para a implantação da Casa do Artesão que será uma importante ferramenta no escoamento da produção do artesanato angrense. A idéia é criar num futuro próximo pólos de artesanato nos locais onde a demanda de produção seja grande, principalmente nas comunidades próximas dos corredores turísticos. O secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida Silva Antes, revelou que antes, porém, acontecerá  o lançamento da marca do artesanato de Angra que se chamará “Arte dos Reis”. O evento acontecerá no dia 21, terça-feira, às 19h, no Convento São Bernardino de Sena. Na ocasião, também acontecerá a primeira exposição  dos artesãos cadastrados pela Prefeitura.

Secretarias relacionadas: