Procissão do Encontro

Cortejo religioso reflete sobre o momento em que Jesus encontra sua mãe ao caminho do calvário

Quarta-Feira, 04/04/2007 | .

As ruas do Centro foram tomadas por fiéis na noite de terça-feira, dia 3, durante a Procissão do Encontro. O cortejo é chamado assim porque simboliza o encontro de Jesus com sua mãe ao caminho do calvário. Os sinos da Igreja Matriz tocaram para anunciar a saída da imagem de Cristo carregando a cruz, acompanhada pela Irmandade de São Benedito, pelo Apostolado da Oração, pela Congregação Mariana e pela Liga Católica. Já a imagem de Nossa Senhora das Dores, saiu da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, sendo carregada por mulheres da Irmandade da Ordem Terceira do Carmo. A Procissão do Encontro foi acompanhada pela Banda da Defesa Civil Municipal.
A procissão parou para reflexão em sete pontos espalhados pelas ruas do Centro, seguindo quadros da via-sacra. Em cada um dos sete passos a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Eventos instalou mini-capelas com quadros pintados pelo saudoso artista plástico Didico, em 1992. A primeira e a segunda estação, na Rua Cônegos Bittencourt e na Rua Honório Lima, respectivamente, representaram os passos em que Jesus carrega a cruz. Na Praça Nilo Peçanha, a parada foi para refletir sobre o momento em que Verônica enxuga o rosto de Jesus. Na quarta parada, em frente à Igreja Matriz, ocorreu o encontro das duas procissões, com a imagem de Senhor dos Passos se encontrando com a de Nossa Senhora das Dores. A parada seguinte, em frente à Igreja Santa Luzia, foi para refletir sobre o momento em que Simão Cirineu carrega a cruz. No sexto quadro, ainda na Rua do Comércio, Jesus consola as filhas de Jerusalém e na última estação, Jesus é pregado na cruz, em frente ao Convento do Carmo. O secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, acompanhado de sua esposa Conceição Rabha, participou de toda a procissão.
A programação religiosa da Semana Santa só termina no Domingo de Páscoa, dia 8. Fique atento às atividades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. No Sábado de Aleluia, dia 7, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, oferece gratuitamente na Praça Amaral Peixoto (Praça do Porto), às 21h, o espetáculo religioso Paixão de Cristo. No elenco sob a direção de Ginaldo de Souza, estão atores consagrados como Antônio Pitanga, Cosme dos Santos, Zezé Motta, e Jitman Vibranóvski, Milton Gonçalves, Rocco Pitanga e Miguel Thiré, no papel de Cristo.
 Mas em Angra as celebrações religiosas não se encerram no Domingo de Páscoa. Na segunda-feira, dia 9, a cidade comemora do Dia São Benedito, considerado um segundo padroeiro.
Programação
  • 04/04 – Quarta-feira Santa
7h30 – Missa na Igreja Matriz
18h – Missa dos Santos Óleos na Catedral de Itaguaí
19h30 – Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora na Ordem Terceira do Carmo
  • 05/04 – Quinta-feira Santa - Comemoração da Instituição da Sagrada Eucaristia
9h – Oração Solene da manhã na Igreja Matriz
19h30 - Na Matriz, celebração da Ceia do Senhor, cerimônia do Lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento.
Em seguida, adoração a Jesus Sacramentado.
21h às 22h - Apostolado da Oração, Legião de Maria e Pastoral do Dízimo.
22h às 23h – Liga Católica, Congregação Mariana e Missionários
  • 06/04 – Sexta-feira da Paixão
9h às 12h – Na Igreja Matriz, Confissão individual
15h - Na Matriz – Celebração da Paixão do Senhor, Adoração da Santa cruz e Santa Comunhão.
         19h - Calvário e Descimento da Cruz, em frente à Igreja do Carmo.
Em seguida, Procissão do Enterro, acompanhada por todas as associações religiosas, movimentos e o povo em geral, que percorrerá o itinerário de costume.
  • 07/04 – Sábado de Aleluia
07h30 – Na Matriz, confissão comunitária.
19h30 – Na Matriz, Benção do Fogo, da Água e do Círio Pascal, Renovação das promessas do batismo e em seguida Missa Solene (Pedimos que todos tragam velas).
 21h – Espetáculo Religioso – A Paixão de Cristo, na Praça Amaral Peixoto
  • 08/04 – Domingo de Páscoa
5h – Procissão de Cristo Jesus Ressuscitado. Saída da Igreja do Carmo para a Igreja Matriz, onde é celebrada Missa Solene.
Logo após, café comunitário.
16h30 – Igreja do Carmo – Adoração do Santíssimo Sacramento.
18h e 20h – Missa no Convento do Carmo
 
PROGRAMAÇÃO FESTA DE SÂO  BENEDITO
 
  • Dia 9 – Segunda-feira
Dia de São Benedito
06h Alvorada Festiva com repicar de sinos, foguetório, banda de música, congados de Moçambique, jongo e bumba meu boi, que percorrerão a cidade anunciando a festa.
10h Solene Missa Campal Cantada na Praça Amaral Peixoto
12h Almoço
17h Sairá do Convento São Bernardino de Sena a procissão com as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito, que percorrerá as ruas da cidade como acontece tradicionalmente.

Secretarias relacionadas: