Prefeitura inaugura mais ESFs

O novo modelo de saúde foi implantado na Carioca e na Praia do Anil

Sexta-Feira, 15/02/2008 | .

O prefeito Fernando Jordão entregou à população do Centro mais dois módulos de Estratégia de Saúde Familiar (ESF), antigo PSF: Carioca e Praia do Anil. As inaugurações aconteceram na sexta-feira, 15, com a presença de moradores das localidades que serão atendidas pelo sistema de saúde implantado em seus bairros. Estiveram presentes secretários do governo e os vereadores Ricardo Dutra, Essiomar Gomes, Marco Aurélio Vargas e Odir Plácido. 
            - Nós só temos a agradecer ao prefeito por ter atendido a esta reivindicação de nossa comunidade. Essa unidade de saúde é extremamente necessária para os moradores, a locomoção, principalmente para os idosos, não é fácil até outros locais, - disse Cinézio Rodrigues que está na presidência da Associação de Moradores da Carioca há um ano e meio, mas mora no bairro há 30. No ESF, que também vai atender aos moradores do Abel, totalizando 935 famílias, funcionará também, só que no andar de cima, a sede da associação. O presidente da Associação dos Moradores da Praia do Anil, Valcir de Almeida, manteve o mesmo tom, agradecendo o prefeito Fernando Jordão por mais esta conquista da comunidade.
            O módulo de saúde da Carioca recebeu o nome de Izaura da Conceição, antiga moradora da comunidade, já falecida. O seu filho Benedito da Conceição, conhecido como Dilúvio, e a nora, Ana Luiza receberam a homenagem durante a cerimônia. Eles são proprietários do Imóvel. O da Praia do Anil recebeu o nome também de um morador, já falecido: Armezindo Lopes da Rocha. As suas filhas Ancélia, Lea e Mara estiveram presentes na abertura do ESF que atenderá não só a Praia do anil, mas também a Fortaleza e o Tatu. Quinhentas e trinta uma famílias, das três comunidades juntas, usarão os serviços da nova unidade de saúde. 
            O Prefeito anunciou na Carioca que ainda no seu mandato será construída uma escola, outra reivindicação antiga dos moradores do bairro. Dois locais estão sendo analisados para sua implantação que está orçada em cerca 1 milhão e 200.
            - Pedi ao secretário de Obras (Artur Jordão) que priorizasse os projetos para a Carioca. Além da escola, que vai seguir os padrões das outras construções, faremos obras de contenção que vai beneficiar 50 famílias. Em breve estaremos realizando as reuniões do Projeto Comunidades de Angra, a comunidade será ouvida e definirá projetos para o seu bairro. A instalação dos ESFs na Carioca e na Praia do Anil é um compromisso do nosso governo que quer tratar as pessoas com respeito e humanidade, - enfatizou Fernando Jordão.
            Na Praia do Anil o prefeito adiantou que o processo para a despoluição do mar está na fase final. O processo licitatório será realizado em pouco tempo.
            -Vamos começar os trabalhos com o dinheiro da Prefeitura, enquanto não é liberada a verba do governo federal. A despoluição da Praia do Anil é um sonho de todos nós, - frisou Fernando Jordão, adiantando ainda que a praia da Monsuaba também será despoluída. Os dois projetos estão englobados no programa de despoluição em parceria com o governo federal.
            O secretário de Saúde, Amílcar Caldellas e o diretor-presidente da Fusar, Gilberto Albernaz Machado, lembraram que a implantação deste programa de saúde tem crescido de maneira gradativa, além da qualidade dos serviços oferecidos.
            A Prefeitura, através da Fusar e da Secretaria de Saúde, já implantou no município 33 unidades com esse perfil. A Estratégia Saúde da Família é uma proposta de mudança do modelo assistencial que supera a antiga, de caráter exclusivamente centrado no tratamento das doenças.  O ESF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua.
            Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Agentes comunitários, que moram no próprio bairro, cadastram todos os moradores.
            O ESF ainda tem uma equipe de apoio: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistente social, além de, uma equipe de supervisão formada por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista/obstetra e um médico especialista em atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa equipe realiza o acompanhamento dos módulos e garante suporte técnico aos profissionais que atendem no modelo de Saúde da Família.
O diretor da Fusar, Gilberto Albernaz, lembrou aos funcionários que trabalham nas unidades, que devem se preparar para o concurso público, já que os seus contratos serão encerrados no mês de abril.

Secretarias relacionadas: