Pólo Universitário:1300 alunos

Calouros e veteranos tiveram aula inaugural do segundo semestre do Pólo Universitário Professor Jair Travassos

Segunda-Feira, 23/07/2007 | .

Tanto os veteranos como os calouros que prestaram vestibular para estudarem a partir deste segundo semestre no Pólo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, tiveram sua aula inaugural na manhã de sábado, dia 20.
Além da diretora do pólo, Martha Zenatti, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, representando o Prefeito Fernando Jordão, foi dar boas vindas aos novos alunos e saudar os recomeçam mais um período de aula.
Bento relembrou que ao visitar os prédios abandonados do Antigo Estaleiro Verolme, que foram entregues à Prefeitura para pagamento de dívida de impostos, logo pensou que ali seria o lugar ideal para um pólo universitário. Ele também falou que o projeto não terminou e ainda há muito a ser feito para ampliar cada vez mais o acesso dos moradores de Angra ao ensino superior.
- Um município que investe em educação terá, sem dúvida, um futuro promissor. Avançamos muito desde a educação infantil coma construção de creches até o ensino superior com esta parceria com o Governo do Estado que possibilitou o acesso de muitas pessoas ao ensino superior gratuito dentro de sua própria cidade -, disse Bento.
Marta ressaltou que o Pólo Universitário Professor Jair Travassos, inaugurado no primeiro mandato do Prefeito Fernando Jordão, tem agora 1.300 alunos. Ela lembrou ainda que o pólo de Angra é o único a possuir todos os cursos disponibilizados pelo Centro de Ensino Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Marta também destacou a importância do Pré-Vestibular Social, já que 40% dos alunos do pólo vêm deste curso gratuito oferecido às pessoas que não têm condições de pagar pó um pré-vestibular.
Um dos que passaram para o curso de Ciência da Computação e está feliz da vida é o arquiteto Wolly. Ele, que é funcionário público, disse que resolveu fazer uma outra faculdade e tentou o vestibular do Cederj.
- Estou muito feliz! É um desafio, pois já possuo uma graduação e profissão, mas voltar a estudar é muito bom. Estou ansioso pelo que vem pela frente, mas muito feliz por poder estudar aqui pertinho de casa -, disse Wolly.
Já Marcela de Souza, está iniciando o seu primeiro curso superior. Ela, que fez vestibular para Biologia, acha que muita coisa mudou com a possibilidade de poder estudar gratuitamente em Angra dos Reis.
- Acho que mesmo com muito esforço, estudar fora da cidade seria muito difícil pra mim. Com o Cederj fiquei tão animada que estudei pra valer e passei. O curso de Biologia tem tudo a ver com Angra e com o momento em que o mundo está parando pra pensar no futuro do planeta. Estudar a vida é um bom caminho para a possibilidade de preserva-la – declarou Marcela, entusiasmada.
O Governo do Estado e as seis universidades públicas (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO) promoveram mais um vestibular de seus cursos de graduação à distância em julho. Foram 3.191 vagas para os cursos de Administração (diploma da UFRRJ), Ciências Biológicas (diplomas da UENF, UERJ e UFRJ), Física (UFRJ), Matemática (UFF e UNIRIO), Pedagogia para as séries iniciais (UERJ e UNIRIO), Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF) e Química (UENF). Para o Pólo Universitário Professor Jair Travassos, foram 272 novas vagas. Matemática (50), Ciências Biológicas (45), Computação (35), Física (32), Pedagogia (40), Administração (40) e Química (30).
O Cederj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e conta com pólos regionais, além de Angra dos Reis, nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Natividade, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio de Janeiro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda. Além disso, os candidatos contarão com mais três filiais nas regiões do Noroeste Fluminense, das Baixadas Litorâneas e Centro Sul Fluminense.
Vale ressaltar que o aluno do Cederj é regularmente matriculado em uma das universidades públicas parceiras (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO). Este estudante faz todo o curso de graduação através do regime semipresencial, com sistema de tutoria por telefone, fax, internet e atendimento presencial, aulas de laboratório nos pólos regionais aos sábados e, ao final do curso, recebe diploma de uma dessas universidades públicas.

Secretarias relacionadas: