Plano Diretor da Ilha Grande

Terceiro encontro reúne 12 comunidades na Vila do Abraão. Moradores discutem melhorias para a Ilha Grande

Segunda-Feira, 16/04/2007 | .

A Vila do Abraão fechou as três etapas de encontros da Prefeitura com as comunidades na terceira fase de discussões sobre a reforma do Plano Diretor da Ilha Grande. Na sexta-feira, 13, moradores e representantes de 12 praias estiveram presentes na sede do IEF apresentando suas propostas. O objetivo dos encontros é fazer a “Leitura Comunitária”, ou seja fazer o planejamento com a participação de toda a população. A integração dos moradores com os membros do Núcleo Gestor e do Grupo Técnico, que estão preparando o Plano Diretor da Ilha Grande, resultou positivamente.

- Foi essencial essa mobilização que resultou num Plano Diretor diferenciado. A Ilha Grande tem suas características próprias, diferente do continente. Essas reuniões nos dão à oportunidade de falar das nossas necessidades, e também de conhecermos as dos nossos vizinhos, - disse Aline Asquini, bióloga, representante da Praia Grande de Palmas.

Como Palmas e Abraão, os representantes de Freguesia de Santana, Aroeiras, Enseada das Estrelas, Dois Rios, Abraãozinho, Japariz, Castelhano, Recifes, Aventureiro e Saco do Céu, também apresentaram suas propostas.

-Estamos bem otimistas quanto à avaliação desses encontros. Tudo foi muito positivo. A comunidade entendeu a proposta e está participando, isso é gratificante. Sinto-me feliz enquanto secretária de vivenciar este momento tão importante para a Ilha Grande, - disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito.

O gerente de Planejamento Territorial, Cássio Veloso de Abreu, tem conduzido as reuniões.

-Agora entraremos na quarta fase do processo com avaliação do que foi apurado pelo grupo técnico e as informações passadas pelas comunidades. Depois apontaremos as soluções com uma nova rodada de reuniões que se encerra na Audiência Pública do dia 4 de junho,- conta o gerente.

As discussões para a elaboração do Plano Diretor da Ilha Grande começaram na quarta-feira, 11, com os moradores do Provetá. Na quinta-feira, 12, a Prefeitura esteve em Araçatiba para ouvir os moradores desta praia e de outras ao entorno, como Tapera, Longa, Vermelha, Cachoeirinha, Bananal e Matariz. Várias propostas foram feitas ao longo das cinco horas de duração do encontro.

Nos encontros, membros do Núcleo Gestor e do Grupo Técnico fizeram um panorama do novo processo que se iniciou no dia 28 de fevereiro deste ano, no Abraão. Para que os moradores não deixassem de participar, a Prefeitura disponibilizou embarcações. Elas passaram pelas comunidades para levar os moradores aos pontos de encontros.

O chefe de Gabinete, João Massad, tem representado o prefeito Fernando Jordão nas reuniões. Ele está acompanhando o processo que entrará na sua quinta fase em 16 de maio, quarta-feira, com uma reunião no Provetá. No dia seguinte, quinta-feira, 17 será em Araçatiba, e na sexta-feira, 18, no Abraão. A intenção é fechar o documento até 5 de junho, quando se comemora o Dia do Meio Ambiente.

O Grupo Técnico é formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Fazenda, Pesca, Obras e Serviços Públicos, Habitação, Defesa Civil; Procuradoria Municipal e Estadual; SAAE; TurisAngra; IEF/RJ; FEEMA; e UERJ. O grupo estudou a ilha registrando suas características e seus conflitos- “Leitura Técnica”. Uma cartilha e vídeos foram elaborados com a intenção de esclarecer as dúvidas e também oferecer base para discussões.

Secretarias relacionadas: