As discussões para a elaboração do Plano Diretor da Ilha Grande começaram efetivamente na quarta-feira, 11, com os moradores do Provetá. Membros do Núcleo Gestor e do Grupo Técnico fizeram um panorama do novo processo que se iniciou no dia 28 de fevereiro deste ano, no Abraão. Na ocasião, iniciou-se as discussões para a revisão do Plano Diretor da Ilha Grande com a apresentação do trabalho, que leva em consideração a realidade da Ilha Grande.
Antes de o documento ser apresentado à comunidade, o Grupo Técnico formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Fazenda, Pesca, Obras e Serviços Públicos, Habitação, Defesa Civil; Procuradoria Municipal e Estadual; SAAE; TurisAngra; IEF/RJ; FEEMA; e UERJ, estudou a ilha registrando suas características e seus conflitos- “Leitura Técnica”. Agora este estudo será complementado pela comunidade com a chamada de “Leitura Comunitária”. Uma cartilha e vídeos foram elaborados com a intenção de esclarecer as dúvidas e também oferecer base para discussões. Durante os encontros os moradores contribuem apresentando suas solicitações.
-Este é um momento para reflexão, criando propostas e apresentando soluções. Achamos positiva a participação do Provetá. A comunidade se colocou muito bem, entendendo a necessidade de mudanças. O Plano Diretor da Ilha Grande cumpre a função social, ele reconhece o direito e deveres de todos, - disse a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito.
No encontro os representantes das comunidades do Provetá, Aventureiro e Longa, entre outras praias, formaram grupos para elaborar as propostas. O resultado foi satisfatório para todos.
- Achamos essa iniciativa da Prefeitura necessária. O momento é o ideal para discutirmos o novo plano diretor que vai beneficiar a todos. As dúvidas das comunidades foram esclarecidas. Às vezes a falta de informação faz com que atrapalhemos a evolução de um processo que vai beneficiar toda uma cidade, - disse José Elpídio do Carmo, do Provetá.
A representante do Aventureiro, Neuseli Cardoso dos Santos também aprovou o encontro.
- O recado foi dado, agora cabe a nós darmos os próximos passos para a elaboração do plano,- falou.
Os próximos encontros acontecerão nesta quinta-feira, 12, em Araçatiba e na sexta-feira, 13, no Abraão.