18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Prefeitura de Angra dos Reis, uma das cidades pioneiras no tratamento antimanicomial, retirando pacientes de manicômios e possibilitando a todos, atendimento ambulatorial, acompanhamento domiciliar e cursos diversos de arte, como reintegração social, realiza de 2 a 18 de maio importantes eventos alusivos a Semana de Luta Antimanicomial.
Os eventos estão sendo promovidos pela Secretaria de Saúde, através do CAIS - Centro de Atendimento Integrado em Saúde Menta l- com o objetivo de divulgar e valorizar os trabalhos realizados por diversos pacientes durante as oficinas de arte.
A Semana de Luta Antimanicomial contará com duas exposições de pinturas, a primeira na Casa da Cultura, aberta oficialmente na manhã do dia 2 . Esta mesma exposição será apresentada no Espaço Eletronuclear de 15 a 31 de abril. Acontecerá também um debate na Casa da Cultura , a partir das 9h30 do dia 8 de abril, entrevistas nas rádios da cidade, no dia 9, e no dia 18, exposição de artesanato na Praça da Matriz, a partir das 9 horas.
Na quarta-feira, 2 de maio na Casa da Cultura, a Exposição “Pinturas do Cais” em homenagem a Nise da Silveira, coloriu o salão principal com os sonhos e inspiração dos pintores, pacientes do Cais que participam das oficinas de pintura. Nise da Silveira foi fundadora do Museu de Imagens do Consciente e combateu tratamentos agressivos empregados nas clínicas e hospitais psiquiátricos como o eletrochoque e camisas de força.
“Pinturas do Cais” é uma exposição que tem como curador o Professor de da Oficina de Artes, do Cais, Adel Gonzaga. Apresenta 25 trabalhos que valem a pena serem apreciados pois em cada uma das telas, os pintores procuram retratar sua trajetória de vida com seus sonhos, passado, presente e o que esperam para o futuro. Exemplos são os trabalhos de Antônio Bernardo que mostra as experiências por que passou em uma viagem de caminhão até o Acre., os carros e vestidos novos, sonhos da paciente Elizabeth Pereira; os super heróis que povoam o imaginário de Fabio Antônio e as flores que mostram a alegria e a felicidade de Ângela. Na exposição, o visitante também poderá apreciar o belíssimo trabalho de miniaturas em cerâmicas feitas pelo usuário do Cais e artista Robson Pimenta.
“Pintura do Cais” ficará exposta até o dia 13 de abril, na Casa da Cultura, de quarta a domingo, das 10 às 22h30.