Angra dos Reis completou 505 anos no dia 6 de janeiro, sábado, e um dos seus maiores presentes foi um emocionado “parabéns pra você”, da população à zero hora, na Praça em frente à Prefeitura, com direito ao tradicional bolo gigante e queima de fogos. Mas não foi só a população que reverenciou a cidade. Visitantes ilustres como, Zezé di Camargo, o ator e comediante Castrinho, a apresentadora Regina Casé, o advogado Paulo Ramalho e o deputado Federal Hugo Leal vieram prestigiar Angra em aniversário. Eles participaram dos eventos na sede da Prefeitura, que teve ainda a Corrida dos Santos Reis e a cantoria das Folias de Reis.
Depois todos seguiram para a Praia do Anil, onde já no início da madrugada do dia 6, os cantores Zezé di Camargo e Wanessa Camargo estrearam a turnê que vai unir pai e filha em shows pelo Brasil. A rede Bandeirantes de Televisão transmitiu flashs ao vivo de toda a festa na noite do dia 5, da sede da Prefeitura e da madrugada do dia 6, da Praia do Anil, para todo Estado do Rio de Janeiro.
A festa para comemorar os 505 anos de Angra, que foi “encontrada” dois anos após o descobrimento do Brasil, em 1502, pelo navegador Gonçalo Coelho quando a coroa portuguesa enviou ao Brasil uma esquadra com três navios para desbravar o litoral do novo continente, começou na noite do dia 5 como manda a tradição: com a apresentação folias e corte do bolo. A comemoração entrou madrugada adentro com o novo show de Zezé di Camargo e Vanessa e só terminou na noite do dia 7, domingo, com muita história para contar e muitas saudades, que o diga a Praia do Anil, cenário principal dos shows.
Na noite do dia 6 teve show do Alexandre Pires, a partir das 22h. O cantor de renome internacional antoou hits de seu último CD, “Meu Samba”, como “Tira Ela de Mim” e “Boca a Boca”. No dia 7, domingo, quem encerrou os festejos de 505 anos na Praia do Anil foi a dupla sertaneja Marlon & Maicon.
Estréia do show de Zezé di Camargo e Wanessa levou milhares
à Praia do Anil
Uma multidão de cerca de 70 mil pessoas não deixou nenhum espaço vazio na Praia do Anil, na madrugada do dia 6 de janeiro. Também não era para menos. Angra foi escolhida por Zezé di Camargo e Wanessa para a estréia da Turnê “Pai e Filha”. Já que seu parceiro Luciano está de férias Zezé di Camargo aproveitou para realizar o sonho de cantar com a filha. O show duplo começou com Wanessa. Depois foi a vez de Zezé di Camargo subir ao palco. No final, eles se juntaram momento que levou o público ao delírio.
As pessoas começaram a chegar cedo. Por volta das 18h, fãs de Zezé di Camargo e Wanessa já se acomodavam nas areias da Praia do Anil. Pessoas de todas as idades saíram de casa para ver pai e filha subirem ao palco juntos pela primeira vez. Na hora do show, tinha gente na areia, no calçadão, e até no mar, em dezenas de embarcações de todos os tipos.
Do camarote do patrocinador também lotado, assistiram ao show o Prefeito Fernando Jordão e a primeira-dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão; o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, e sua esposa Cristina; o secretario de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, acompanhado de sua esposa Conceição Barbosa e a esposa de Zezé di Camargo, Zilú, que estava com um grupo de amigos da família. Enquanto isso, fãs mais afoitos aguardavam o show terminar na saída do camarim a espera da chance de ver os ídolos bem de perto.
A madrugada foi curta para a comemoração dos 505 anos de Angra. Pai e filha não deixaram ninguém perceber o tempo passar nas primeiras horas do dia 6 de janeiro e cantaram até às 2h45 da manhã. Zezé di Camargo contou que era a primeira vez em 15 anos que cantava sem seu parceiro e irmão Luciano. A multidão só deixou a Praia do Anil no fim da festa. Teve ainda gente que ficou para ver os primeiros raios de sol que iluminou a Baía da Ilha Grande, assim como fez o navegador Gonçalo Coelho há 505 anos.
Centenas de pessoas vão à sede da Prefeitura cantar Parabéns
O aniversário de 505 anos de Angra dos Reis começou a ser comemorado com a Corrida dos Santos Reis, cuja chegada aconteceu por volta das 20h, do dia 5, em frente à Prefeitura. Enquanto não chegava meia noite, a Banda da Defesa Civil e o Coral da Cidade se uniram para uma belíssima apresentação, com os estilos musicais mais variados. As Folias de Reis também animaram a festa. Afinal Angra recebeu este nome por ser uma pequena baia descoberta por Gonçalo Coelho na data em que se comemora a chegada dos Reis Magos a Belém com presentes: ouro, incenso e mirra, para o Menino Jesus.
Apresentaram-se quatro folias: a dos Irmãos Moreira (Sr. Pedro Paulo), a dos Santos Reis (Sr. Codrato Germano), Luz do Espírito Santo (Sr. Manuel Ramos), e a Divino Esplendor. Minutos antes da meia noite as Folias se encaminharam à porta da Prefeitura. O prefeito Fernando Jordão, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Dutra, demais autoridades e convidados abriram as portas do Palácio sede do governo para as Folias de Reis e para o povo.
Também foi executado o Hino de Angra dos Reis de autoria de Carmem Dolores, que há décadas estava esquecido, mas que foi resgatado ainda na primeira administração do prefeito Fernando Jordão. Não faltou o tradicional Corte de Bolo. Ir ao aniversário da cidade e comer um pedaço do bolo faz parte da cultura dos moradores de Angra. No interior do bolo de 20 tabuleiros estavam um anel e uma moeda. Conta a lenda que quem encontra o anel não demorar a se casar e quem encontra a moeda ganha muito dinheiro.
Hasteamento de bandeiras, café da manhã e missa marcam manhã de
6 de janeiro em Angra
Angra dos Reis amanheceu com mais um ano de vida no sábado, dia 6. Apesar dos 505 anos de idade, a cidade dos padroeiros Nossa Senhora da Conceição e São Benedito, está cada dia mais jovem. Os investimentos feitos pelo prefeito Fernando Jordão, oferecendo mais infra-estrutura, lazer e cultura, além da árdua batalha travada em favor do meio ambiente, tornou-a mais atraente, bonita e majestosa. Para comemorar essa data festiva, às 6h da manhã, a Banda da Defesa Civil entoou melodias para saldar mais um ano de vida. Uma queima de fogos coloriu o céu ainda nublado, despertando a população, e convidando-a para a festa que estava por vir.
Ás 8h, um café da manhã foi servido para a comunidade na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, depois do hasteamento das bandeiras, realizado pelo secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa, que representou o prefeito, pelos vereadores Elias José Rabha, o Fiote e Odir Plácido Duarte e Matilde Lima da Rocha, moradora da comunidade. Durante a cerimônia a Banda da Defesa Civil tocou os hinos do Brasil e de Angra dos Reis. As Folias Reis do Mestre Manoel Ramos, Luz Divino e do Mestre Pedro Paulo, Irmãos Unidos, também participaram da festa. Logo após, às 10h, uma Missa de Ação de Graças realizada na Igreja da Matriz, fechou as atividades na parte da manhã. A cerimônia religiosa foi aberta pela Folia de Reis, Quilombo Santa Rita do Bracuhi, seguida pela Procissão de Entrada com a participação do prefeito Fernando Jordão, dos secretários de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa e do vereador Marco Aurélio Vargas. Todo o ritual católico foi acompanhado pelo Coral da Cidade. Padre João celebrou a missa de aniversário da cidade.