Palestra Projeto Marina Limpa

Prefeitura e Hidroclean realizam primeira palestra de capacitação do Projeto Marina Limpa

Quarta-Feira, 27/12/2006 | .

 
A Prefeitura de Angra dos Reis iniciou na tarde do dia 27 a primeira palestra de capacitação do Projeto Marina Limpa , no auditório do CEA para técnicos e funcionários das Secretarias de Meio Ambiente e de Pesca. A Secretária de Meio Ambiente, Elizabeth Brito participou da capacitação e falou sobre a importância do evento que é pioneiro no Brasil.
 
- Este projeto é piloto no Brasil e Angra saiu na frente. Queremos e vamos capacitar todas as pessoas que trabalham, usufruem e se interessam por nossa baía, para saberem como evitar derramamento de óleo no mar e se por acaso, houver, como agir para evitar danos maiores. Vamos trabalhar seriamente conscientizando as pessoas, esta é a nossa meta nestes dois anos que temos pela frente. , - explicou Beth Brito.
 
As palestras acontecerão bimestralmente até o ano de 2008 e serão dirigidas a empresas que lidam com o mar, entidades, condomínios, marinas, instituições, demais setores da Prefeitura como a Defesa Civil e a todos os segmentos interessados. As turmas que participarão das palestras e treinamentos serão organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.
 
O Projeto Marina Limpa é uma parceria da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanização com a empresa Hidroclean Serviços Marítimos S.A. Tem por objetivo capacitar, através de palestras e demonstrações, todas as pessoas ligadas a atividades marítimas para saberem agir acertadamente e evitar contaminação da água do ou do solo caso haja derramamento de óleo.
 
A preocupação da Prefeitura em capacitar as pessoas para lidarem com esta situação se dá principalmente por Angra receber navios do mundo todo, ter uma baía muito freqüentada por diversos tipos de embarcações, possuir diversas marinas, e por abrigar um terminal petrolífero.” Portanto nada mais justo do que capacitar pessoas para proteger a baía de Angra que é sem sombras de dúvidas, a mais bonita do mundo”, acredita Elizabeth Brito..
 
A palestra foi iniciada por Abílio Di Gerard, da Hidroclean falando sobre como geralmente acontecem os acidentes e como as pessoas devem agir para controlá-los. Apresentou diversos tipos de equipamentos utilizados para absorção de óleo derramado em larga escala e em quantidades reduzidas como os materiais absorventes (hidrófilis), barreiras de contenção, bombas recolhedoras e tanque de armazenamento. Em seguida Lara Varoveska, oceanógrafa da Hidroclean, falou sobre os impactos que um derramamento de óleo causa no meio ambiente. Logo após foi realizado um debate com os técnicos da Prefeitura fazendo diversas perguntas direcionadas aos apresentadores. Terminando o evento, Abílio convidou os presentes para assistirem a uma simulação  de um acidente controlado de derramamento de óleo, utilizando uma bacia, óleo queimado e diversos tipos de absorventes.

Secretarias relacionadas: