O secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, tirou o dia de sábado, 25, para visitar algumas das diversas obras que estão sendo realizadas no Município. Acompanhado do secretário de Obras, Cláudio Sírio, o Ferreti, e do gerente de Obras Especiais, Antônio Carlos Pereira, o secretário Bento foi ver de perto como está a transformação do Belém, que em até quatro meses será um novo bairro. Lá moram 140 famílias. Ele esteve também na Sapinhatuba III e verificou o andamento da construção de um anel viário. No Morro do Moreno, Bento viu as obras de pavimentação e drenagem no loteamento, e na Água Santa, a pavimentação e drenagem de inúmeras ruas do bairro. Já na Monsuaba, o secretário ficou impressionado com a estrutura montada na construção da ponte que liga as duas margens do Rio da Cascata.
- Tanto essas obras, como as outras diversas realizadas em todo o Município, são compromissos assumidos pelo prefeito Fernando Jordão com a população de Angra dos Reis. Estamos empenhados em proporcionar essas melhorias em todos os bairros do nosso Município, com obras necessárias e de boa qualidade - falou o secretário Bento que conversou com os moradores dos bairros onde visitava explicando detalhes do Projeto Ordenamento Urbano.
O projeto em execução no Município é o chamado Ordenamento Urbano. Este projeto compreende todos os serviços básicos, necessários para garantir infra-estrutura para os moradores.
-Estamos transformando áreas desordenadas em bairros novos, com água; iluminação; esgotamento sanitário; pavimentação com drenagem; calçada. Enfim, toda a infra-estrutura necessária a um bairro. Além disso, todos os moradores terão titularidade de suas casas. Esse conceito novo mudará a cara de Angra e também será um instrumento para conter invasões, - falou o secretário de Obras, Ferreti.
Belém – Um bom exemplo do que a Prefeitura tem realizado do projeto Ordenamento Urbano no Município, é o Belém. A previsão é que daqui a pouco mais que três meses, a área de 30 mil metros quadrados, possa abrigar com qualidade as 140 famílias que residem no bairro.
O projeto do novo Belém está sendo tocado. Valas negras desapareceram, e em seu lugar, novas ruas surgiram. As vias de acesso às casas serão alargadas. E com isso em torno de 20 famílias sofreram ação de desocupação. Essas 20 famílias ganharam da Prefeitura residências novas, e em outras ruas do bairro. Oito já estão em fase de construção. As suas antigas casas serão demolidas.
Os moradores estão satisfeitos com a iniciativa da Prefeitura em construir um novo bairro para eles. Além da infra-estrutura, quadra esportiva e praça com brinquedos, os moradores ganharão titularidade de suas moradias.
- Tudo está maravilhoso. O nosso bairro já é outro, antes mesmo de estar totalmente pronto. Moro aqui há 20 anos e ninguém nunca se importou com a gente, - disse Antônio Carlos Nascimento que tem suas palavras confirmadas pelo seu amigo José Francisco Corrêa, conhecido como Madeira, que está no Belém há oito anos.
Morro do Moreno – Também estão sendo realizadas a pavimentação e drenagem no loteamento Morro do Moreno, nas Ruas Geovane, João Candido, Antônio de Paula e parte da Rua Antônio Conselheiro. A obra tem 6.795 metros quadrados de pavimentação e 455 metros de drenagem. O projeto de loteamento desta área está sendo dotado de toda infra-estrutura, como a do Belém. Estão trabalhando junto com a Secretaria de Obras, a Secretaria de Habitação e o SAAE.
Sapinhatuba III - As obras de abertura de rua na Sapinhatuba III, que consiste na construção de um anel viário a partir da Rua Bela Vista até o Posto de Saúde do bairro, estão sendo finalizadas. O acréscimo de serviços à construção da rua, aliado a dificuldade de acesso de equipamentos ao local, atrasaram a sua conclusão. Estão em execução, aproximadamente, três mil metros quadrados de pavimentação, 800 metros de drenagem, e um muro de contenção com 500 metros cúbicos. Além da contenção de encostas e 300 metros de galeria de concreto armado pronto.
Com a realização desta obra, a Prefeitura resolve o problema da circulação viária no bairro. A nova rua facilitará o acesso de ambulâncias, caminhões de gás, lixo, de entregas de materiais e o tráfego de outros veículos.
Monsuaba - Está em execução a obra de construção de ponte na Rua Armando Carneiro Jordão, na Monsuaba. A ponte tem 26 metros de extensão por 8 metros de largura (totalizando uma área de 208 metros quadrados).
A ponte, que está sendo feita em concreto armado com vão central pré-moldado e fundação em estaca de concreto, será utilizada pelos moradores do bairro para fazer a travessia da Rua da Cascata para a Rua Crizanto Carneiro, atendendo principalmente e aproximadamente, 90 famílias das ruas situadas na margem direita do Rio Cascata. O serviço deverá estar pronto em 30 dias.
Água Santa – Foram finalizadas a pavimentação e drenagem na Água Santa, nas Ruas da Vitória, da Paz e do Bananal. A obra compreende 2.125 metros quadrados de pavimentação e 372 metros de drenagem.